PAN apura informações sobre o alegado desmantelamento do Gabinete Veterinário Municipal em Odivelas

Nota de Imprensa do PAN – Odivelas, enviada à nossa redação:

Odivelas, 21 de dezembro de 2018 – O Grupo Municipal do PAN – Pessoas-Animais-Natureza – na Assembleia Municipal de Odivelas foi recentemente confrontado com a existência de panfletos que referem um alegado desmantelamento do Gabinete Veterinário Municipal em Odivelas. Visto não ter conhecimento de nenhum plano de desmantelamento em curso, o PAN decidiu reunir-se com o Vereador responsável por este pelouro para obter informações adicionais. Nessa reunião foi claro da parte do executivo que não estava em curso um desmantelamento, mas sim um plano de reestruturação do Gabinete Veterinário, com a alocação de duas funcionárias a outros serviços.

Este plano de reestruturação já tinha sido comunicado ao PAN pelo Gabinete da Vereação, sem detalhes sobre o mesmo. Tendo sido aprovado, na última sessão de Assembleia Municipal de dia 13 de Dezembro de 2018, o Mapa de Pessoal para 2019, o PAN deixou a sua preocupação em relação à necessidade urgente de uma aposta na regularização de trabalhadoras e trabalhadores precários, assim como no aumento do número de funcionários e funcionárias, tendo, no entanto, congratulado o reforço a nível parcial de uma veterinária municipal especificamente contratada para cirurgias de felinos, bem como a contratação de uma nova veterinária a tempo inteiro para o Gabinete Veterinário Municipal.

Desde as Eleições Autárquicas 2017 que o PAN tem representação na Assembleia Municipal de Odivelas, e tem continuadamente procurado contribuir para a melhoria das políticas de proteção e bem-estar animal neste município, com várias reuniões com o executivo camarário, a veterinária municipal e várias entidades e elementos da sociedade civil. Através de várias propostas apresentadas pelo PAN na Assembleia Municipal de Odivelas, assim como destas reuniões, o partido considera que existiram melhorias no Gabinete Veterinário Municipal, sendo que, para além de uma ainda urgente necessidade de revisão e efetivação destas políticas integradas, ainda há vários procedimentos a melhorar. Ainda assim, o orçamento disponível para o Gabinete, em especial, para as esterilizações, foi incrementado em 2018 no valor de 25.000 euros, e em 2019 foi negociada e aprovada uma reserva de 8.000 euros para esterilizações comparticipadas. Também a aquisição de um veículo ambulatório de recolha de animais acidentados ou abandonados e a contratação de dois funcionários
para o serviço desse “piquete”, estão a ser implementados pela vereação acompanhado pelo PAN.Os movimentos de funcionárias experientes para fora do Gabinete Veterinário são alvo de preocupação, pelo que o PAN continuará a questionar o executivo sobre a relevância desta alteração, exigindo a sempre melhoria deste importante serviço municipal e nunca o seu agravamento.

“Não nos demitimos das nossas responsabilidades perante quem depositou a sua confiança em nós. Sabemos que tipo de política estamos a fazer, uma política transparente, uma política direta, uma política ética, uma política de proximidade”, conclui Nelson Silva, deputado municipal do PAN na Assembleia Municipal de Odivelas.

21 de Dezembro de 2018
Pessoas – Animais – Natureza
(GM PAN)


Os conteúdos publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus Autores. As opiniões expressas em cada artigo vinculam apenas os respectivos autores e não traduzem necessariamente a opinião dos demais autores da “NoticiasLX” nem do Diretor ou do seu proprietário. A citação, transcrição ou reprodução dos conteúdos da “NoticiasLX” estão sujeitas ao Código de Direito de Autor e Direitos Conexos. É proibida a reprodução ou compilação de conteúdos para qualquer fim, sem a expressa e prévia autorização da “NoticiasLX” e dos respectivos Autores.