Lisboa e Vale do Tejo sem Plano de Melhoria da Qualidade do Ar desde há 5 anos

Lisboa sem planos de contingência

A ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável,   considera que Lisboa, à semelhança do que acontece com outras grandes cidades europeias como Madrid, Paris ou Bruxelas, que têm episódios frequentes de poluição com circunstâncias meteorológicas semelhantes às verificadas recentemente em Portugal, deve igualmente ter um plano de contingência/emergência, a ser ativado com a brevidade possível face à previsão ou ocorrência de elevadas concentrações de poluentes que ponham em causa a saúde pública.

Tal plano poderá contemplar, nomeadamente a proibição de circulação e estacionamento automóvel em determinadas zonas, a disponibilização gratuita de transporte público, bem como a redução obrigatória de velocidade em zonas alargadas.

Lisboa e Vale do Tejo sem Plano de Melhoria da Qualidade do Ar desde 2012

A ZERO considera que é inadmissível o atraso sistemático na aplicação dos Planos de Melhoria da Qualidade do Ar na Região de Lisboa e Vale do Tejo, incluindo as áreas mais problemáticas como a capital, planos esses da responsabilidade da CCDR de Lisboa e Vale do Tejo. Um primeiro Plano terminado em 2005 só viria a ser aprovado pelo governo em 2008 e o programa de execução em 2009. O plano continha políticas e medidas até 2012. Em outubro de 2017 um novo plano viria a ser apresentado com medidas até 2020 e arrisca-se a ser aprovado pelo governo já perto da data final de conclusão, havendo ainda depois necessidade de ser definido um programa de execução.


Os conteúdos publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus Autores. As opiniões expressas em cada artigo vinculam apenas os respectivos autores e não traduzem necessariamente a opinião dos demais autores da “NoticiasLX” nem do Diretor ou do seu proprietário. A citação, transcrição ou reprodução dos conteúdos da “NoticiasLX” estão sujeitas ao Código de Direito de Autor e Direitos Conexos. É proibida a reprodução ou compilação de conteúdos para qualquer fim, sem a expressa e prévia autorização da “NoticiasLX” e dos respectivos Autores.