NoticiasLX

Notícias da GRANDE LISBOA

COMPASSO DOS VENTOS EDITORA LANÇA, na FNAC-CHIADO, O INÉDITO E SURPREENDENTE ROMANCE HISTÓRICO EM PORTUGAL: “SEMENTES DA RAZÃO”, DO ESCRITOR CELSO ABRAHÃO.

O século XIII foi o período mais brilhante da Idade Média e, em nenhuma outra época, a influência da Igreja foi tão vasta, tão profunda e tão eficaz. A história registrou tiranias e vinganças, aponta crimes e atrocidades, mas qual século não os praticou?
É a época de entusiasmos generosos por tudo o que é belo e grandioso na ordem intelectual, moral, literária e artística. Na Arquitetura, é o século das grandes catedrais de Colónia, Chartres, Reims, Auxerre, Amiens, Salisbury e Westminster, nas quais o génio, sublime na humildade obscura e anónima, elevou monumentos dignos da grandeza daquelas almas e simbolicamente expressivos, a representar o esguio das flechas, o aprumado das torres, a esbelta elegância das colunas que simetricamente elevam-se quais orações ao alto, tal quais mãos postas em arcos ogivais.

No cenário histórico da França do século XIII, personagens reais e fictícios têm as suas vidas entrelaçadas na difícil tarefa de tentarem edificar um templo para o sagrado, um templo digno de ser a morada de Deus na terra. Em uma sociedade de lutas e atribulações, de crises e de fé, que na cidade real de Reims, um grupo de artesãos e de artistas livres, libertos do estado de pobreza e serventia, tem que lutar para manter acesa a chama viva dos seus ideais e das suas conquistas.


As Entrevistas na FNAC – Chiado

É em Reims, a cidade das coroações, onde cristãos, judeus e muçulmanos convivem, que nasce um dos maiores templos da Cristandade e onde a história de “SEMENTES DA RAZÃO” é ambientada, mas este não é um livro simplesmente para ser lido, para descobri-lo inteiramente é necessário que ele seja decifrado, deixando-se envolver por todo o fascínio, os mistérios e os segredos contidos na sagrada arte de construir uma catedral gótica, representante máxima do esplendor da arquitetura e da religiosidade medievais. Uma trama envolvente, uma aventura inusitada, enfatizando as virtudes, os vícios, as incertezas, os medos e a esperança sempre renovada de pessoas irremediavelmente aprisionadas ao absolutismo político e teocrático da Idade Média.
Um romance sobre uma época de compromissos e fidelidade, sobre antigas tradições e sobre os pedreiros-livres que nos faz viajar no tempo e surpreendentemente constatar que os costumes e os valores orientados pelo ideário e pelo imaginário medievais, aparentemente tão remotos, ainda persistem arraigados nos nossos corações e mentes.


A Mesa na Apresentação do Livro

____________________________
CELSO ABRAHÃO: Escritor, palestrante e dramaturgo brasileiro, nascido no Brasil, natural da cidade de Jacareí, no estado de São Paulo, onde reside e trabalha. É autor do romance SEMENTES DA RAZÃO, e da peça teatral “LONDRES, 24 DE JUNHO DE 1717” e coautor da peça teatral “JOSÉ BONIFÁCIO E GONÇALVES LEDO: O REENCONTRO”. Apaixonado pelos grandes momentos da história, tem elaborado as suas obras com base na ficção histórica, intercalando ficção e realidade de forma magistral. Tem também se especializado na ficção e pesquisa com vias à História da Arquitetura, com ênfase no período gótico europeu, com inúmeras palestras sobre o assunto. É membro permanente da Academia Jacaheryense de Letras. É também médico, especialista em oncologia, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cancerologia.


Os conteúdos publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus Autores. As opiniões expressas em cada artigo vinculam apenas os respectivos autores e não traduzem necessariamente a opinião dos demais autores da “NoticiasLX” nem do Diretor ou do seu proprietário. A citação, transcrição ou reprodução dos conteúdos da “NoticiasLX” estão sujeitas ao Código de Direito de Autor e Direitos Conexos. É proibida a reprodução ou compilação de conteúdos para qualquer fim, sem a expressa e prévia autorização da “NoticiasLX” e dos respectivos Autores.