NoticiasLX

Notícias da GRANDE LISBOA

Loures – Bloco quer reunião de emergência da Comissão de Ambiente para resolver situação da Chão dos Bichos

Requerimento já deu entrada na Assembleia Municipal de Loures. Bloco critica Câmara Municipal de Loures por ter adiado resolução do problema durante anos. 500 cães e gatos em risco de despejo

Loures, 13 de fevereiro de 2019 – O Bloco de Esquerda Loures solicitou uma reunião de urgência da Comissão de Ambiente, Qualidade de Vida, Recursos Naturais e Animais, da Assembleia Municipal de Loures, para procurar encontrar uma solução definitiva para a situação da Associação Chão dos Bichos.

Os bloquistas querem que Câmara Municipal de Loures e Chão dos Bichos estejam presentes nesta reunião de urgência para tentar resolver o problema de vez. A Associação Chão dos Bichos encontra-se numa situação de urgência, relatada com amargura e alarme nas suas redes sociais.

De acordo com esses relatos, a Chão dos Bichos reuniu com a Câmara Municipal de Loures (CML) a fim de se tentar encontrar, mais uma vez, um rumo para a associação, mas a autarquia não tem solução.

O contrato de arrendamento da Chão dos Bichos terminou e não é possível renová-lo. A mudança é urgente e necessária. É preciso um terreno com uma vasta área, com acesso a água e eletricidade e uma estrutura que consiga assegurar a proteção e o bem-estar dos 500 animais. A associação não tem suporte financeiro para concretizar esta necessidade de mudança em tempo muito limitado e que carece de milhares de euros.

«É inadmissível esta incapacidade da autarquia para resolver uma situação que se arrasta há mais de 3 anos e em relação à qual quase todos os partidos com assento na Assembleia Municipal estão de acordo», avança Fabian Figueiredo, dirigente nacional do Bloco de Esquerda e candidato à Câmara Municipal de Loures nas últimas autárquicas.

«Num concelho tão vasto, é inconcebível que não haja um terreno municipal onde construir um abrigo municipal para albergar estes 500 animais e dar-lhes uma vida condigna», acrescenta o responsável.

O processo de mudança de instalações começou há cerca de 3 anos atrás com a cedência de um terreno por parte da Câmara, onde depois não foi permitido erguer as estruturas necessárias. Em 2018, foi encontrada pela autarquia uma possível solução, acabando, mais uma vez, por não se concretizar.

Em junho de 2017, o Bloco de Esquerda fez aprovar, na Assembleia Municipal de Loures, uma proposta para a construção de um abrigo municipal, onde fossem alojados as centenas de cães e as dezenas de gatos que a Associação Chão dos Bichos tem sob sua guarda.

A recomendação foi aprovada com os votos favoráveis das bancadas do Bloco de Esquerda, CDU, PS, PSD e CDS e com a abstenção do MRPP. Para além da construção do abrigo, a proposta previa ainda que a manutenção do espaço se fizesse através de uma parceria entre o município e a associação.

 


Os conteúdos publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus Autores. As opiniões expressas em cada artigo vinculam apenas os respectivos autores e não traduzem necessariamente a opinião dos demais autores da “NoticiasLX” nem do Diretor ou do seu proprietário. A citação, transcrição ou reprodução dos conteúdos da “NoticiasLX” estão sujeitas ao Código de Direito de Autor e Direitos Conexos. É proibida a reprodução ou compilação de conteúdos para qualquer fim, sem a expressa e prévia autorização da “NoticiasLX” e dos respectivos Autores.