NoticiasLX

Notícias da GRANDE LISBOA

Bernardino Soares do PCP fecha a Porta, em Loures, à Associação “Chão dos Bichos”

Entrevista gravada em 14 de Fevereiro de 2019 com Ana Sofia, Deputada pelo PAN na Assembleia Municipal de Loures.
A situação da Associação “Chão dos Bichos” que, 7 anos depois de várias promessas, chega a um ponto insustentável em que está iminente o despejo do atual terreno da Murteira, foi o ponto de partida para esta entrevista com a deputada do PAN.


Citando Ana Sofia ao longo da Entrevista (o itálico são citações diretas):
Uma história muito complicada.
Após o incêndio foi atribuído um terreno no Tojal com cerca de 7000m2 mas sem água.
Muitos animais abandonados à porta da Associação.
Fazer um furo teria um custo de 40.000 a 50.000 euros ficando a possibilidade mas com a probabilidade de a água não ser potável.
A opção do segundo terreno em Camarate (2018) que depois já não poderia ser porque iria dar lugar a um parque urbano mas que não haveria problema porque já teriam outro terreno (Freixial).

O terreno no Freixial com vários pavilhões que tinha muitas condições mas, o terreno era privado. A ideia era um contrato de arrendamento com opção futura de compra. O CRO (Canil) também iria para o Freixial porque o atual não cumpre com as regras necessárias e dois a três pavilhões para a “Chão dos Bichos”.
Entretanto aproximava-se o fim do contrato de arrendamento (no fim de 2018).
O terreno no Freixial seria à volta de Meio Milhão de euros (opção de compra que teria de ser aprovada em Assembleia Municipal) mas ao fim de 2 anos de arrendamento poderiam ser despejados.

Os custos de 10.000 a 15.000 euros investidos pela Associação e completamente perdidos.
A inauguração e a CMLoures esteve presente sabendo que não era possível ficarem ali…
A CMLoures criou expetativas – O Erro da CMLoures, criando dependências da Associação da CMLoures.

O que disse a CMLoures: “As pessoas não vos querem aqui. O Projeto não foi submetido nas condições em que era necessário pelo que nós estamos aqui nesta inauguração mas a obra poderá ser embargada amanhã“.
(N.R. A população do Tojal colocou barrotes na entrada para impedir o acesso)

No Freixial em três pavilhões seria possível colocar todos os animais.
Não foi demonstrado absolutamente nada à população

Como é que é possível agora a CMLoures dizer que – Não temos uma solução para a ‘Chão dos Bichos
Porquê este Não Fechado?
Quem tem a obrigação legal de cuidar dos animais errantes, e isto está claro na lei, é o Município

Até acho muito bondoso da parte deles (“Chão dos Bichos”) permanecerem neste protocolo

O Município chegou muitas vezes a enviar animais para a ‘Chão dos Bichos’ porque não tem capacidade, tem apenas cerca de 40 boxes e não tem capacidade de recolha
Como é que eles (CMLoures) têm a lata de terem enviado animais para lá e agora terem esta postura?

A “Chão dos Bichos” nunca recebeu qualquer apoio da CMLoures.
Nem deram um valor (a CMLoures) para ajudar, que poderia agora dar para a entrada de algum terreno, nem conseguiram o terreno

A Associação procura neste momento um terreno, um espaço, onde possam construir, pouco a pouco, tudo de novo

A questão do “espantalho” da Saúde Pública.


Comunicado da Associação “Chão dos Bichos” e dados para darem o Vosso apoio:

Chegou a hora…
A Chão dos Bichos reuniu com a Câmara Municipal de Loures (CML) a fim de se tentar encontrar, mais uma vez, um rumo para a nossa associação. A CML não tem uma solução para nós. O processo de mudança de instalações começou há cerca de 3 anos atrás com a cedência de um terreno por parte da CML onde depois não nos foi permitido erguer as estruturas necessárias.
Em 2018 foi encontrada pela CML, uma possível solução, acabando, mais uma vez, por não se concretizar. Agora o tempo esgotou! Não podemos continuar à espera de possíveis soluções! Não podemos manter os nossos patudos no local onde estamos! O contrato de arrendamento terminou e não é possível renová-lo. A mudança é urgente, necessária e exaustiva…
Precisamos de adquirir um terreno com uma vasta área, ter acesso a água e electricidade e construir uma estrutura que consiga assegurar a protecção e o bem-estar dos nossos 500 animais. Cães e gatos que foram vítimas de abandono e maus tratos e junto a nós encontraram um lar. Somos uma associação sem fins lucrativos que sobrevive somente com donativos e muita força solidária. Neste momento não temos suporte financeiro para concretizarmos esta necessidade de mudança em tempo muito limitado e que carece de milhares de euros.
Portanto…
Chegou a hora de lutarmos somente por nós e para eles. Chegou a hora de nos unirmos a todos vocês. Chegou a hora de vos pedirmos toda a vossa ajuda, como nunca o fizemos. Chegou a hora de alcançarmos todos os que nos podem vir a ajudar. Grande parte do que foi concretizado nesta associação ao longo dos 7 anos de existência, foi com a vossa ajuda. Deixamos assim o sentimento de medo de iniciarmos sozinhos esta luta pois sentimos que vocês estão connosco. Porém, precisamos ainda de mais pessoas unidas a ajudarem os nossos fiéis amigos.
Nós sabemos que se avizinham dias de muita luta, receio e apreensão, mas queremos acima de tudo acreditar que a partir de hoje se inicia uma história marcante de amor e união pelos animais.
Nesta fase, precisamos acima de tudo de donativos. Ajude-nos na dimensão daquilo que está ao seu alcance. Não fique indiferente à nossa situação.
Já os imaginamos a correrem num lugar especial… Ajude-nos a concretizar este sonho, faça parte desta história da Chão dos Bichos.
Um sentido obrigada.
IBAN PT50 0035 0365 0000 1058 230 09 CGD
CÓDIGO SWIFT – CGDIPTPL


Os conteúdos publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus Autores. As opiniões expressas em cada artigo vinculam apenas os respectivos autores e não traduzem necessariamente a opinião dos demais autores da “NoticiasLX” nem do Diretor ou do seu proprietário. A citação, transcrição ou reprodução dos conteúdos da “NoticiasLX” estão sujeitas ao Código de Direito de Autor e Direitos Conexos. É proibida a reprodução ou compilação de conteúdos para qualquer fim, sem a expressa e prévia autorização da “NoticiasLX” e dos respectivos Autores.