Faleceu Geraldes Lino o Papa da Banda Desenhada Nacional

A Bíblia é UM Fanzine!

Foi com uma enorme surpresa que soube do falecimento de Geraldes Lino, na passada terça-feira, 19/02/2019, por muitos chamado carinhosamente de Papa da Banda Desenhada Nacional.

Geraldes Lino definia-se a si próprio como Militante da BD e dos Fanzines. E foi isso que foi toda a sua vida. Uma vida dedicada a algo que ele, como poucos neste país, fazia com mestria. Divulgar a Banda Desenhada.

Forte Entusiasta da Nona Arte, como bom tintinófilo que era, dedicou-se à sua paixão dos 7, quando começou a ler o Mosquito, aos 77, quando deixou a organização da sua filha “Gertúlia”, a importante Tertúlia de Banda Desenhada de Lisboa, iniciativa de referência mundial para os apreciadores das “Histórias aos Quadradinhos”.

Ao logo da vida, dinamizou a BD neste de forma exemplar, tendo estado na fundação e recente reativação do Clube Português de Banda Desenhada. Entrevistou autores, fez reportagens de eventos e foi e continuará a ser “personagem à força” de pranchas de autores portugueses e estrangeiros. Activo em praticamente todos os eventos bedéfilos que se realizam em Portugal e tendo participado nuns quantos lá fora, sempre pontuou a sua participação pelo seu vasto conhecimento do que era produzido em todo o mundo.

Foi graças à sua/nossa Tertúlia de Banda Desenhada de Lisboa, que muitos dos autores portugueses que apareceram nos últimos 30 anos puderam apresentar os seus trabalhos. Foi graças a ele que muitos ganharam o gosto pela Banda Desenhada. Os milhares de bedéfilos que tiveram o privilégio de o conhecer sabem que a primeira coisa a reter é que “Fanzine” é masculino. Aliás, Geraldes Lino tinha o maior conhecimento e colecção dos Fanzines de Banda Desenhada, e não só, produzidos neste país.

Foi também graças a eles que os programas que produzi, “Art&ntropia” e “Fandemónio”, e o meu projecto de Banda Desenhada, “Os Escudos da Lusitânia”, puderam ver a luz do dia. E foi graças a ele que muitas equipas de criativos se foram constituindo e muitas amizades floresceram. Com a sua partida, a Banda Desenhada fica, definitivamente mais pobre. Mas sem dúvida que o Céu fica mais rico e instruído. É que agora, Geraldes Lino poderá dizer a Deus que a Bíblia é UM Fanzine.

Até Sempre, Mestre!

João Figueiredo


Os conteúdos publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus Autores. As opiniões expressas em cada artigo vinculam apenas os respectivos autores e não traduzem necessariamente a opinião dos demais autores da “NoticiasLX” nem do Diretor ou do seu proprietário. A citação, transcrição ou reprodução dos conteúdos da “NoticiasLX” estão sujeitas ao Código de Direito de Autor e Direitos Conexos. É proibida a reprodução ou compilação de conteúdos para qualquer fim, sem a expressa e prévia autorização da “NoticiasLX” e dos respectivos Autores.