CONVENTINHO BAR EM LOURES – UM ESPAÇO IMPAR Telef: 219 880648 | 962947829

NoticiasLX

Notícias da GRANDE LISBOA

Em Loures, Jornadas Mundiais da Juventude – Oportunidade para Mudar

Loures é hoje um concelho cada vez mais envelhecido, sem uma política estruturada de fixação de casais jovens, sem uma política de habitação atrativa e que sofre da ausência, em muitas partes do seu território, de transportes coletivos dignos desse nome.

Temos um concelho em que a “marca são as pessoas”, basta ver os outdoors e toda a propaganda da Câmara, mas que pessoas?
Hoje, os jovens fazem muitos movimentos pendulares diários e o seu mundo não conhece fronteiras físicas ou barreiras linguísticas, somos todos cidadãos do mundo e pretendemos um concelho com políticas que atraiam jovens, sejam políticas de habitação jovem tais como cooperativas ou apoios ao arrendamento, seja pela criação de hubs e start ups, onde se permita que a criação e o empreedorismo floresçam, sob pena de Loures não ser um concelho para jovens.

Os estudantes universitários, não só os “residentes”, mas também aqueles que pela proximidade a Lisboa habitam o nosso concelho transitoriamente pedem a criação de residências universitárias que lhes permita emancipar-se.
Para além da habitação, os jovens hoje também fruto da sua realidade escolar e das limitações que algumas famílias viveram nos dias de crise, sentem que é preciso voltar a adoptar políticas que permitam aos estudantes terem espaços onde possam estudar, seja na reativação dos gabinetes de apoio à juventude, ou pelo alargamento dos horários das bibliotecas municipais.

Assim podemos concluir que Loures tem sido conduzido ao sabor de um marasmo em ideias, onde até mesmo empresas marcantes no nosso concelho optam por expandir os seus negócios em outros concelhos, como aconteceu com a Hovione que irá criar um pólo no concelho do…Seixal.
Ou seja, Loures parou no tempo, não existindo neste momento uma política territorial que permita alavancar a nossa posição, sendo bastante prejudicial quando olhamos para concelhos como Odivelas, Vila Franca de Xira ou Oeiras que continuam a crescer e a desenvolver-se enquanto aqui a gestão camarária prefere não atuar, talvez por uma falta de visão a longo prazo.
Daí tantos de nós olharmos para a vinda das Jornadas Mundiais da Juventude, como a última oportunidade para Loures rejuvenescer, não só naqueles dias de jornada, mas em definitivo com oportunidades de habitação, trabalho e transporte.

Esse é o desafio que a Juventude faz ao Executivo Municipal. Trabalhem para que toda aquela zona do nosso concelho seja uma oportunidade de futuro e não as amarras a um modelo esgotado, ultrapassado e que não faz sentido num Concelho com Futuro, onde a Juventude é determinante.
Termino agradecendo o convite feito pelo António Tavares, para partilhar os meus pensamentos e ideias para o nosso concelho com todos aqueles que são leitores assíduos, ou se venham a juntar a nós nesta comunidade.


Os conteúdos publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus Autores. As opiniões expressas em cada artigo vinculam apenas os respectivos autores e não traduzem necessariamente a opinião dos demais autores da “NoticiasLX” nem do Diretor ou do seu proprietário. A citação, transcrição ou reprodução dos conteúdos da “NoticiasLX” estão sujeitas ao Código de Direito de Autor e Direitos Conexos. É proibida a reprodução ou compilação de conteúdos para qualquer fim, sem a expressa e prévia autorização da “NoticiasLX” e dos respectivos Autores.

Autor

Carlos Moreira - carlos_moreira@am-loures.pt
Carlos Moreira - carlos_moreira@am-loures.pt