NoticiasLX

Notícias da GRANDE LISBOA

CDS-PP evoca hoje, 18 de Abril, a memória de Adelino Manuel Lopes Amaro da Costa por ocasião do 76º aniversário do seu nascimento

A Comissão Política Concelhia de Odivelas do CDS-PP em coordenação com o Eleito na Assembleia da União de Freguesias de Ramada e Caneças pelo CDS-PP, Armindo Cardoso, apresentará através deste último na 1ª Sessão Ordinária da referida Assembleia de União de Freguesias do próximo dia 29 de Abril de 2019 uma Recomendação, por ocasião do 76º aniversário do nascimento do Eng. Adelino Amaro da Costa, ao Executivo da União de Freguesias de Ramada e Caneças no sentido da atribuição da toponímia “Eng. Adelino Amaro da Costa” a uma das rotundas das novas Urbanizações da Serra da Amoreira, na freguesia da Ramada.
Nota à Imprensa do CDS-PP
A Comissão Política Concelhia de Odivelas do CDS-PP evoca na data de hoje, 18 de Abril, a memória de Adelino Manuel Lopes Amaro da Costa por ocasião do 76º aniversário do seu nascimento, enquanto personalidade ímpar da implementação e da estabilização do regime democrático português e do panorama político nacional, Estadista e Político aglutinador de convergências políticas através da sua reconhecida capacidade diálogo, no seio parlamentar.Adelino, como commumente os dirigentes da antiga JC- Juventude Centrista da qual é Patrono gostam de o recordar, foi 1º Secretário- Geral do CDS- Centro Democrático Social desde a sua fundação até Fevereiro de 29175, tendo-se notabilizado pela sua inteligência, autenticidade, combatividade, sagacidade e pelo seu pragmatismo sem nunca remeter os valores fundacionais do seu Partido para segundo plano. Foi um Parlamentar exímio na Assembleia da República em representação do Partido do qual foi um dos pais fundadores, o CDS- Centro Democrático Social, tendo sido Deputado à Assembleia Constituinte em 1975.Em Abril de 1976 foi eleito Deputado à Assembleia da República pelo círculo eleitoral do Porto. De Junho de 1976 a Dezembro de 1978, foi Presidente do Grupo Parlamentar do CDS, ocupando-se, designadamente, de questões de política económica e de política geral. Em Dezembro de 1979, voltou a ser reeleito como Deputado à Assembleia da República pelo círculo do Porto. Em 6 de Outubro de 1975, idealizou e fundou o IDL-Instituto Democracia e Liberdade (tendo, após a sua morte, a denominação sido alterada para IDL-Instituto Amaro da Costa). Em 3 de Janeiro de 1980, tomou posse como Ministro da Defesa Nacional, o primeiro civil a desempenhar este cargo após a revolução de 25 de Abril de 1974, cargo que viria a desempenhar com grande sabedoria, isenção e reconhecimento público por parte das Forças Armadas até ao fatídico dia 4 de Dezembro de 1980.
Adelino, então Ministro da Defesa Nacional, viria a falecer tragicamente na sequência do misterioso “Caso Camarate” resultante do atentado de 4 de Dezembro de 1980, juntamente com sua mulher, Maria Manuela Simões Vaz da Silva Pires (conhecida por todos como “Manucha”), Francisco Sá Carneiro, então Primeiro- Ministro de Portugal, António Patrício Gouveia, Chefe de Gabinete do Primeiro- Minsitro, Snu Abecassis, companheira de Sá Carneiro, e os dois pilotos do avião Cessana, Jorge Albuquerque e Alfredo de Sousa. Foi condecorado a título póstumo com a Medalha Militar de Ouro de Serviços Distintos, e com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, a 13 de Julho de 1981 pelo então Presidente da República, General António Ramalho Eanes.Em reconhecimento da personalidade ímpar, da craveira intelectual e da dimensão humana do homem que foi Adelino Amaro da Costa, a Comissão Política Concelhia de Odivelas do CDS-PP em coordenação com o Eleito na Assembleia da União de Freguesias de Ramada e Caneças pelo CDS-PP, Armindo Cardoso, apresentará através deste último na 1ª Sessão Ordinária da referida Assembleia de União de Freguesias do próximo dia 29 de Abril de 2019 uma Recomendação, por ocasião do 76º aniversário do nascimento do Eng. Adelino Amaro da Costa, ao Executivo da União de Freguesias de Ramada e Caneças no sentido da atribuição da toponímia “Eng. Adelino Amaro da Costa” a uma das rotundas das novas Urbanizações da Serra da Amoreira, na freguesia da Ramada.
CDS-PP Odivelas

Os conteúdos publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus Autores. As opiniões expressas em cada artigo vinculam apenas os respectivos autores e não traduzem necessariamente a opinião dos demais autores da “NoticiasLX” nem do Diretor ou do seu proprietário. A citação, transcrição ou reprodução dos conteúdos da “NoticiasLX” estão sujeitas ao Código de Direito de Autor e Direitos Conexos. É proibida a reprodução ou compilação de conteúdos para qualquer fim, sem a expressa e prévia autorização da “NoticiasLX” e dos respectivos Autores.