Deputada do Bloco de Esquerda Maria Manuel Rola visita Bairro da Torre em Loures

Maria Manuel Rola lidera delegação bloquista que se desloca àquele bairro de Camarate para se acercar da situação de emergência das 49 famílias que ainda residem no Bairro da Torre. Onda de suicídios tem varrido o bairro, mas Câmara Municipal de Loures não consegue arranjar solução para realojar as famílias, apesar de dizer que tem casas disponíveis.

Loures, 24 de abril de 2019 – Uma delegação do Bloco de Esquerda encabeçada pela deputada Maria Manuel Rola vai visitar, no próximo dia 26 de abril, pelas 15h00, o Bairro da Torre, um bairro de habitações precárias na freguesia de Camarate, Unhos e Apelação. Recorde-se que o Bairro da Torre ficou tristemente célebre após estar há mais de dois anos sem eletricidade e não ter água canalizada nem saneamento básico.

A situação de emergência humanitária no Bairro da Torre tem causado uma onda de suicídios, sobretudo devido à falta de eletricidade e de condições de habitabilidade das casas e aos realojamentos deficientes e sem critérios.

São cada vez maiores os problemas de saúde física e mental dos moradores do Bairro da Torre, alguns deles portadores de deficiência e outros com sérios problemas de saúde, agravados substancialmente pela condição extremamente precária e débil em que se encontram.

Além da situação degradante onde vivem ainda 49 famílias, muitas delas com crianças pequenas, a falta de luz, aquecimento e a abundância de humidade e pragas de ratos e outros animais, faz com que a situação que atualmente se vive no Bairro da Torre seja de uma emergência alarmante.

Há alguns meses, a Câmara Municipal de Loures retirou aos moradores do bairro alguns milhares de tijolos doados por uma empresa de construção civil para que aquelas famílias pudessem atenuar um pouco a parca situação das suas débeis habitações.

A 2 de fevereiro passado, o vereador da autarquia lourense responsável pelo pelouro da habitação disse, em entrevista à Rádio Renascença, que a Câmara tinha casas disponíveis para realojar as famílias do Bairro da Torre. No entanto, até à data, a situação permanece sem fim à vista.


Os conteúdos publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus Autores. As opiniões expressas em cada artigo vinculam apenas os respectivos autores e não traduzem necessariamente a opinião dos demais autores da “NoticiasLX” nem do Diretor ou do seu proprietário. A citação, transcrição ou reprodução dos conteúdos da “NoticiasLX” estão sujeitas ao Código de Direito de Autor e Direitos Conexos. É proibida a reprodução ou compilação de conteúdos para qualquer fim, sem a expressa e prévia autorização da “NoticiasLX” e dos respectivos Autores.

Autor

Antonio Tavares - Noticias@NoticiasLX.pt
Antonio Tavares - Noticias@NoticiasLX.ptAntonio Tavares
Esteve na direção técnica de alguns projetos de TV Regionais ao longo dos últimos 20 anos.
Atualmente diretor do NoticiasLX, é um defensor da importância das Televisões Regionais para o desenvolvimento das Regiões.

Antonio Tavares - Noticias@NoticiasLX.pt

Esteve na direção técnica de alguns projetos de TV Regionais ao longo dos últimos 20 anos. Atualmente diretor do NoticiasLX, é um defensor da importância das Televisões Regionais para o desenvolvimento das Regiões.