NoticiasLX

Notícias da GRANDE LISBOA

Uma Europa de Povos e não de Muros!

Realizam-se no próximo dia 26 de Maio as eleições europeias, ato eleitoral que nos permitirá escolher os eurodeputados portugueses que vão defender os interesses nacionais no Parlamento Europeu nos próximos cinco anos.

No entanto, tudo parece indicar que a participação dos portugueses nestas eleições será tímida, basta para isso olhar para os números de 2014 ou mesmo para as notícias nos principais jornais portugueses. Este retrato já preocupante em qualquer democracia que se quer pujante e viva é desolador num tempo onde nacionalismos crescem e se constroem muros, em vez do projecto de paz e prosperidade criado com o tratado de Roma em 1957 e que se foi alargando pelo continente europeu.

É exactamente isto que está em causa nas próximas eleições de dia 26 de Maio, se optamos por uma Europa que nos limita a nossa mobilidade, seja em trabalho ou em turismo, ou se contrariamos aqueles que utilizam o discurso do medo, ódio e da fortaleza Europa para pelo medo nos limitar a nossa liberdade conquistada com o 25 de Abril e aprofundada com a integração europeia.

Assim, nesse dia determinante para a Europa e para Portugal, todos têm a oportunidade de escolher o rumo para a União Europeia que traga mais direitos, mais prosperidade e desenvolvimento, tal como tem sido feito nos últimos 4 anos no nosso País ou voltarmos a um contexto que nos limita, seja pelo medo, pela incapacidade de acolher as diferenças ou simplesmente pela receita tantas vezes ensaiada da perda de direitos pela grande maioria de nós para favorecer uma minoria.

Portugal viveu tempos dificeis, mas estamos muito longe, para melhor, do país que éramos em 1986, com uma excelente rede viária, barragens como o Alqueva, ou a qualificação das gerações mais e menos jovens, entre tantos e tantos projectos financiados pelos fundos europeus.

Podemos também falar do Programa Erasmus e o espaço Schengen como grandes ideias que permitem a milhares de jovens todos os anos estudar noutro país, ou visitar outras culturas sem a necessidade de controlo fronteiriço, demonstrando cada um precisamente o espírito de uma Europa de paz e prosperidade.

Somos por isso, chamados a defender o projecto europeu, e, por conseguinte a Europa dos Povos, postos em causa pelas ideologias que no tempo da 2ª Guerra destruíram e trouxeram a miséria e a morte a milhões de europeus.

Assim, dia 26 de Maio de 2019 somos chamados às urnas, para defender o projecto europeu, uma Europa de todos e para todos com um contrato social reforçado, com políticas direccionadas para todos, porque Todos Somos Europa!

 


Os conteúdos publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus Autores. As opiniões expressas em cada artigo vinculam apenas os respectivos autores e não traduzem necessariamente a opinião dos demais autores da “NoticiasLX” nem do Diretor ou do seu proprietário. A citação, transcrição ou reprodução dos conteúdos da “NoticiasLX” estão sujeitas ao Código de Direito de Autor e Direitos Conexos. É proibida a reprodução ou compilação de conteúdos para qualquer fim, sem a expressa e prévia autorização da “NoticiasLX” e dos respectivos Autores.

Autor

Carlos Moreira - carlos_moreira@am-loures.pt
Carlos Moreira - carlos_moreira@am-loures.pt