O Amianto nas Escolas de Loures e a Leviandade de ‘Brincar’ com a Saúde

O problema para a Saúde de toda a Comunidade Escolar no concelho de Loures levou a que fosse apresentada uma queixa na Provedoria de Justiça por representantes das direções dos agrupamentos e associações de pais de algumas Escolas (ver nossa notícia em 14 de Maio em https://noticiaslx.pt/2019/05/14/escolas-de-loures-entregam-queixa-na-provedoria-contra-ministerio-da-educacao-por-causa-do-amianto/ )

“O amianto é um problema grave, que se arrasta há anos e para o qual parece não haver fim à vista, pelo que nos vemos forçados a recorrer a iniciativas como esta para tentar pressionar o Governo a fazer o que lhe compete” – Marina Simão, diretora do Agrupamento de Escolas de Moscavide e Portela.

Foi com alguns dos membros deste movimento que gravámos uma entrevista em 29 de Maio, procurando compreender e tornar pública a luta que se desenrola em várias frentes procurando fazer cumprir a lei e tendo como objetivo o superior interesse das crianças e de toda a comunidade escolar.

A principal reivindicação deste movimento é a apresentação pelo Ministério da Educação de um plano com as datas em que será removido o amianto das Escolas.

É uma leviandade estarmos a brincar com a saúde das crianças, de jovens, de professores e funcionários que diariamente arriscam a vida

Duas das muitas questões ao longo da entrevista:
A Escola Mário de Sá Carneiro e a Segurança – A Polícia Municipal seria uma força dissuasora bem vinda.
Os miúdos que trazem refeições de casa não podem usar o refeitório e comem lá fora sob os telheiros de amianto e no inverno à chuva…

Regulamento da Policia Municipal de Loures

Diz o nº3 do Artigo 12.º do Regulamento da Polícia Municipal de Loures:
3 — A Polícia Municipal exerce, ainda, funções nos seguintes domínios:
a) Vigilância de espaços públicos ou abertos ao público, designadamente de áreas circundantes de escolas, em coordenação com as forças de segurança;
b) Intervenção em programas destinados à acção das polícias junto das escolas ou de grupos específicos de cidadãos;
c) Guarda de edifícios e equipamentos públicos municipais, ou outros temporariamente à sua responsabilidade;
d) Integra, em situação de crise ou de calamidade pública, o Serviço Municipal de Protecção Civil;
e) Fiscalização do cumprimento das disposições constantes na lei em matéria de ruído.


Os conteúdos publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus Autores. As opiniões expressas em cada artigo vinculam apenas os respectivos autores e não traduzem necessariamente a opinião dos demais autores da “NoticiasLX” nem do Diretor ou do seu proprietário. A citação, transcrição ou reprodução dos conteúdos da “NoticiasLX” estão sujeitas ao Código de Direito de Autor e Direitos Conexos. É proibida a reprodução ou compilação de conteúdos para qualquer fim, sem a expressa e prévia autorização da “NoticiasLX” e dos respectivos Autores.