Voto Contra da CDU na Moção de Apoio às Crianças de famílias vulneráveis em Óculos e Ap. Auditivos, Aprovada pelo PSD e PS

Foi aprovada na reunião de câmara de Loures de 19 de Junho/19 uma moção apresentada pelo Vereador do PSD, Nuno Botelho, que defende o Apoio à saúde visual e auditiva das crianças de famílias socialmente vulneráveis. Esta moção contou com o voto contra da CDU e os votos a favor do PSD e do PS.

A redação final da Moção cujo original apresentamos abaixo estabelece:

1) A criação de um grupo de trabalho técnico, com representantes dos agrupamentos escolares para a elaboração de uma proposta de Regulamento especifica para a prestação deste apoio, até 30 de Setembro de 2019.
2) A inclusão de 40.000€ no orçamento municipal de 2020 para prestação de apoio na aquisição de óculos graduados, (armações e lentes oftalmológicas) e aparelhos auditivos para crianças de famílias carenciadas e/ou vulneráveis, que não sendo beneficiários de outras respostas a este nível, carecem de apoio nesta área específica, podendo o mesmo ser alterado, tendo em consideração o relatório apresentado pelo grupo de trabalho.

A grande questão ao longo do debate e o fundamento para o voto contra da CDU, é que para a CDU este é o tipo de apoios que devem ser competências do Estado Central enquanto que para os Vereadores do PSD e PS a Câmara de Loures deverá, a bem do superior interesse das crianças substituir o Estado Central e assegurar estes apoios às crianças de famílias socialmente vulneráveis.

No vídeo as intervenções de Paulo Piteira e Gonçalo Caroço, ambos da CDU justificando o seu voto contra.
As intervenções de Nuno Botelho pelo PSD e António Marcelino do PS justificando o voto a favor.

Moção do PSD em formato PDF


Os conteúdos publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus Autores. As opiniões expressas em cada artigo vinculam apenas os respectivos autores e não traduzem necessariamente a opinião dos demais autores da “NoticiasLX” nem do Diretor ou do seu proprietário. A citação, transcrição ou reprodução dos conteúdos da “NoticiasLX” estão sujeitas ao Código de Direito de Autor e Direitos Conexos. É proibida a reprodução ou compilação de conteúdos para qualquer fim, sem a expressa e prévia autorização da “NoticiasLX” e dos respectivos Autores.