Graves Problemas para a Saúde das Crianças nas Escolas(O efeito CANCERÍGENO dos telhados de AMIANTO), sinalizados na visita do CDS Odivelas e da Deputada Ana Rita Bessa

Recebemos do CDS/PP Odivelas a seguinte Nota de imprensa:

A Comissão Política Concelhia de Odivelas do CDS-PP esteve hoje, dia 25 de Junho, em visita institucional à sede do maior Agrupamento de Escolas do Concelho de Odivelas (constituído por 8 instituições de ensino público e cerca de 3000 alunos)- Agrupamento de Escolas Adelaide Cabette (sediado na Escola Secundaria de Odivelas, acompanhado pela Deputada Ana Rita Bessa (Coordenadora do CDS-PP na Comissão de Educação e Ciência da Assembleia Da República De Portugal) para avaliar o estado de manutenção do edificado e as condições de funcionamento da instituição de ensino secundário do referido Agrupamento.

Fomos recebidos pela Direção Executiva do Agrupamento, na pessoa do Prof. Rui Almeida (Diretor) e do Prof. Jorge Dias (Subdiretor), e pela APEEESO- Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária de Odivelas, na pessoa do Prof. Desirée Turpin. Sinalizamos como principais problemas infraestruturais do edificado a manutenção do telhado em fibrocimento do pavilhão desportivo ao qual faltam já algumas placas que voaram com a pressão exercida pelo vento e as múltiplas infiltrações visíveis naquele equipamento desportivo, assim como o estado de degradação da cobertura de cimento que liga os pavilhões de aulas da Escola Secundária Odivelas. Por último, o Presidente do CDS Odivelas, João Pedro Galhofo, teve ainda oportunidade de trocar impressões com a Presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Adelaide Cabette (Odivelas), Prof.ª Cidália Lopes, sobre os problemas do maior Agrupamento de Escolas de Odivelas, os quais serão brevemente analisados e tratados pelo Grupo Parlamentar do CDS-PP.

A Deputada Ana Rita Bessa havia já visitado em monento anterior a Escola EB 2/3 Avelar Brotero a convite do CDS Odivelas, tendo alertado em sede Comissão de Educação e Ciência da AR o atual Ministro da Educação para a necessidade de substituição urgente da cobertura de fibrocimento do pavilhão desportivo da referida insittuição de ensino básico, o qual, apesar das obras de intervenção realizadas pelo Ministério da Educação em 2017, permanece sem ter sido substitituído por outro material menos lesivo para a saúde pública dos alunos que praticam actividade física naquela Escola. Pela mesma ordem de razão, conlui-se que o mesmo sucede na Escola Secundária de Odivelas, na qual a cobertura de fibrocimento do pavilhão desportivo, quando submetida a altas temperaturas atmosféricas, solta pequenas partículas de amianto num espaço onde mais de 1200 crianças e jovens praticam diariamente desporto escolar em condições absolutamente inaceitáveis e altamente prejudiciais para a sua saúde.

Nota de Imprensa do CDS – Odivelas

(N.R. A partir do próximo ano letivo a responsabilidade nestas matérias passa diretamente para a Câmara Municipal que já anunciou que vai assumir as Competências para a área da Educação, até aqui do Governo Central, no âmbito da Descentralização.)


Os conteúdos publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus Autores. As opiniões expressas em cada artigo vinculam apenas os respectivos autores e não traduzem necessariamente a opinião dos demais autores da “NoticiasLX” nem do Diretor ou do seu proprietário. A citação, transcrição ou reprodução dos conteúdos da “NoticiasLX” estão sujeitas ao Código de Direito de Autor e Direitos Conexos. É proibida a reprodução ou compilação de conteúdos para qualquer fim, sem a expressa e prévia autorização da “NoticiasLX” e dos respectivos Autores.