Em Odivelas, o Parque Aventura vai sair do Pinhal da Paiã e Não se Conhece Uma Ideia da Câmara Municipal

Ao fim de 8 anos, chega ao fim a atividade de Arborismo mantida pelo “Parque Aventura” no Pinhal da Paiã em Odivelas, através de um protocolo com a Câmara Municipal de Odivelas (CMO).
O “NoticiasLX” foi ouvir o responsável pela Entidade que no fim deste mês de Julho vai abandonar o Pinhal da Paiã e saber das razões que levaram o Município e os seus dirigentes a por fim ao protocolo que vigorava há 8 anos. A resposta que obtivemos e que confirmámos com o gabinete de comunicação da CMO é simples – Não foi avançada qualquer razão pelo Município para terminar o atual protocolo com o Parque Aventura.

Já era sabido de há algum tempo a esta parte, por declarações nas reuniões dos órgãos municipais, que o Município de Odivelas iria por fim ao protocolo com o “Parque Aventura” mas a primeira preocupação para um local como o Pinhal da Paiã, sujeito a atos continuados de vandalismo, é constatarmos que a Câmara Municipal e o seu Presidente Hugo Martins ainda estão a estudar ideias para o espaço da Paiã…
Não é claro quem irá gerir o Pinhal da Paiã a partir de 1 de Agosto e porventura a utilização abusiva e o vandalismo vão tomar conta do espaço.
O que foi dito, em reunião, ao responsável do “Parque Aventura” pela Vereadora Mónica Vilarinho, é que a CMO não tem planos mas daqui a 6 meses irão ter…

A Entrevista
O “NoticiasLX” ouviu o Diretor do Parque Aventura como podem ver abaixo e da conversa havida retiramos as seguintes citações:

O “Arborismo” é uma atividade muito salutar e com segurança, que é feita em cima das árvores e em que as pessoas usam um arnês.
Há 8 anos a zona estava completamente degradada.
Não conseguimos compreender que um dos melhores parques da Europa, que tem tecnologias do melhor e do mais seguro, está certificado por todas as entidades Europeias que é usufruído pelos ATLs da CMO, pelos ATLs da CM de Oeiras, pelas Escolas da Pontinha, pelas famílias desta zona, como é que a CM de Odivelas de um momento para o outro pode tomar a decisão de: “Destrói-se o Parque“. Mas Porquê? Porque Sim.

Uma reunião com a Vereadora Mónica Vilarinho, demorou 2 Meses a ser marcada… Para um assunto desta urgência.
Eu tenho vergonha de ter participado numa reunião dessas… Fomos recebidos como se fossemos bandidos.

Pedimos uma reunião ao Presidente da Câmara, (Hugo Martins) que, até hoje, não nos respondeu.

O “NoticiasLX” solicitou declarações à CM de Odivelas, a qual, através do seu Gabinete de Comunicação, nos enviou a seguinte resposta:

Agradecendo o seu contacto, informamos que o denominado Pinhal da Paiã foi cedido ao Município de Odivelas através de um Acordo celebrado com a Administração Central que previa a assunção pelo Município da gestão e manutenção daquele equipamento.

O Município de Odivelas deliberou concessionar o referido espaço a uma empresa privada que ali instalou um parque de arborismo tendo sido fixado um prazo para a referida concessão a qual previa um conjunto de obrigações a levar a efeito pelo concessionário.

O prazo da concessão irá expirar até ao final do mês de julho corrente tendo a CMO exercido o seu direito de não renovação da concessão indicada.


Os conteúdos publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus Autores. As opiniões expressas em cada artigo vinculam apenas os respectivos autores e não traduzem necessariamente a opinião dos demais autores da “NoticiasLX” nem do Diretor ou do seu proprietário. A citação, transcrição ou reprodução dos conteúdos da “NoticiasLX” estão sujeitas ao Código de Direito de Autor e Direitos Conexos. É proibida a reprodução ou compilação de conteúdos para qualquer fim, sem a expressa e prévia autorização da “NoticiasLX” e dos respectivos Autores.