CDS Odivelas e Deputada Ana Rita Bessa visitam ES Ramada e responsabilizam nova SE Educação pela falta de assistentes operacionais

Recebemos do CDS Odivelas a seguinte Nota à Imprensa Local: O CDS Odivelas, na pessoa do seu Presidente João Pedro Galhofo, juntamente com a Deputada Ana Rita Bessa (Membro da Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República) revisitaram no passado dia 8 de Novembro a Escola Secundária da Ramada tendo reunindo com o seu Diretor, Prof. Edgar Oleiro, e com a APEE ESRamada, após terem estado em visita à mesma Escola Secundária em 24 de Julho passado, tendo tratado simultaneamente as matérias da necessidade de obras de fundo urgentes na Escola, privilegiando a imediata remoção dos telhados de fibrocimento presentes na mesma antes do início do próximo ano lectivo, e da necessidade urgente de supressão da insuficiência de assistentes operacionais colocados nesta Escola, que não respeita o ratio dado que nela estudam cerca de 1433 alunos. Atualmente a Escola Secundária da Ramada tem ao dispõr apenas 19 assistentes operacionais a funcionar em pleno, quando pelo ratio imposto pelo próprio Ministério deveria funcionar com 27 assistentes operacionais, ou seja, encontram-se neste momento em falta 8 funcionários não docentes na maior Escola Secundária não agrupada de Odivelas. Na reunião Plenária da Assembleia da República do passado dia 7 de Novembro a Deputada Ana Rita Bessa denunciou as situações vividas na Escola Secundária de Odivelas e Escola Secundária da Ramada perante a promessa incumprida do Sr. Ministro da Educação de 10 de Setembro passado onde afirmava que no ano lectivo 2019/2020 as Escolas contariam “mais 3500 assistentes operacionais”, o que até ao presente ainda não se verificou. Recordamos ainda que em afirmações recentes, o Sr. Ministro da Educação e a Sr.ª Diretora da DGEstE vieram a público responsabilizar as Escolas pelos atrasos sucessivos no processo de contratação de assistentes operacionais, declarações essas que o Grupo Parlamentar do CDS-PP lamentou no Plenário da AR. Por fim, o CDS Odivelas recorda que na sequência do processo de descentralização de competências do Governo para as Autarquias Locais, a Área da Educação em Odivelas passou no início do presente ano lectivo para as mãos da Câmara Municipal de Odivelas, designadamente no que diz respeito à manutenção e requalificação do edificado das Escolas Públicas do Concelho, e que a nova Secretária de Estado da Educação do atual Governo, e braço direito do Sr. Ministro da Educação, é exatamente a ex-Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Susana Amador, a qual terá entre outras matérias a responsabilidade da contratação dos assistentes operacionais em todas as Escolas Públicas do País.

A Comissão Política do CDS Odivelas


Os conteúdos publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus Autores. As opiniões expressas em cada artigo vinculam apenas os respectivos autores e não traduzem necessariamente a opinião dos demais autores da “NoticiasLX” nem do Diretor ou do seu proprietário. A citação, transcrição ou reprodução dos conteúdos da “NoticiasLX” estão sujeitas ao Código de Direito de Autor e Direitos Conexos. É proibida a reprodução ou compilação de conteúdos para qualquer fim, sem a expressa e prévia autorização da “NoticiasLX” e dos respectivos Autores.