TDT muda de frequência em Odivelas

Emissor de TDT de Odivelas Centro muda de frequência a partir de 27 de Novembro Para quem vive nas zonas de Odivelas, Santa Clara, Carnide, Lumiar ou Encosta do Sol (Amadora) e vê televisão de forma gratuita através da Televisão Digital Terrestre (TDT), a partir de 27 de Novembro e para continuar a receber o sinal da TDT, só tem de sintonizar a nova frequência, passando do canal 56 para o canal 35.
Esta alteração de sinal é fácil e não será preciso substituir ou reorientar as antenas, trocar a televisão ou o descodificador e, principalmente, ninguém vai ter que subscrever serviços de televisão paga.
Esta medida deriva de uma imposição europeia e quem tem só os sete canais de televisão gratuitos (RTP1, RTP2, SIC, TVI, RTP3, RTP Memória e ARTV) vai ter de mudar de frequência, se não o fizer, fica sem sinal de televisão.
Esta medida visa também, segundo comunicado da Anacom, a possibilidade de introdução do 5G em Portugal.
O processo será gradual. Primeiro vai abranger 135 mil residências e estabelecimentos comerciais das zonas potencialmente abrangidas pela alteração de frequência do emissor de Odivelas Centro: todo o concelho de Odivelas; as freguesias de Lumiar, Carnide e Santa Clara, em Lisboa; e Encosta do Sol, na Amadora.

Depois da alteração do emissor de Odivelas Centro, a 27 de Novembro, o processo prossegue a nível nacional a partir do final de Janeiro/início de Fevereiro.

Linha de apoio gratuita 800 102 002 tira dúvidas
Quem tiver dúvidas ou precisar de informações sobre o processo de migração da rede de emissores da Televisão Digital Terrestre (TDT), designadamente sobre a alteração do emissor de Odivelas Centro, agendada para 27 de Novembro, pode ligar para o 800 102 002, número gratuito e disponibilizado pela ANACOM para este efeito.
O número está disponível entre as 9h00 e as 22h00 todos os dias. A 27 de Novembro, dia em que o emissor de Odivelas Centro passa do canal 56 para o canal 35 e no dia seguinte, o número vai funcionar até às 24h00, por ser expectável que mais pessoas contactem o call center, uma vez que quando o emissor for alterado quem apenas tem televisão gratuita vai ficar sem imagem no seu televisor. Para voltar a ver televisão normalmente basta fazer a sintonia automática, utilizando o comando da TV ou do descodificador TDT.
Importa sublinhar, para evitar tentativas de fraude e aproveitamento por parte de quem é mais vulnerável que não será preciso substituir ou reorientar as antenas, trocar a televisão ou o descodificador; e ninguém terá que subscrever serviços de televisão paga.


Os conteúdos publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus Autores. As opiniões expressas em cada artigo vinculam apenas os respectivos autores e não traduzem necessariamente a opinião dos demais autores da “NoticiasLX” nem do Diretor ou do seu proprietário. A citação, transcrição ou reprodução dos conteúdos da “NoticiasLX” estão sujeitas ao Código de Direito de Autor e Direitos Conexos. É proibida a reprodução ou compilação de conteúdos para qualquer fim, sem a expressa e prévia autorização da “NoticiasLX” e dos respectivos Autores.