902 mil euros para reforçar a cobertura nacional do atendimento e apoio especializado a vítimas de violência doméstica

hoje lançado um concurso com uma dotação total de 902.000€, no âmbito do POISE (Programa Operacional Inclusão Social e Emprego), com vista à cobertura do território nacional com estruturas de atendimento permanente e apoio especializado a vítimas de violência doméstica. Este concurso insere-se no quadro de ação prioritária que o Governo tem vindo a desenvolver para reforçar as medidas de prevenção e combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica.

As candidaturas, até ao dia 6 de março, são abertas a entidades públicas ou privadas (como ONGs, CIMs, IPSSs ou municípios) do Norte, Centro e Alentejo. As ações elegíveis incluem o atendimento, acompanhamento e apoio especializados nas dimensões social, psicológica e jurídica; atividades de informação, sensibilização e prevenção primária junto da comunidade local; e preparação e edição de materiais formativos e informativos de suporte às atividades relacionadas com violência doméstica.

“Este concurso concretiza o compromisso de reforço da ação no terreno e alargamento da cobertura do território nacional, apostando no papel dos gabinetes de atendimento por equipas especializadas que atuam em redes de parcerias locais”, afirma a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro.

A Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica é composta, neste momento, por 167 estruturas de atendimento, 40 casas abrigo e 26 estruturas de acolhimento de emergência.

Mais informações sobre as candidaturas no website da CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (aqui).


Os conteúdos publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus Autores. As opiniões expressas em cada artigo vinculam apenas os respectivos autores e não traduzem necessariamente a opinião dos demais autores da “NoticiasLX” nem do Diretor ou do seu proprietário. A citação, transcrição ou reprodução dos conteúdos da “NoticiasLX” estão sujeitas ao Código de Direito de Autor e Direitos Conexos. É proibida a reprodução ou compilação de conteúdos para qualquer fim, sem a expressa e prévia autorização da “NoticiasLX” e dos respectivos Autores.