PAN Odivelas visita Gabinetes de apoio da APAV e Liga Portuguesa Contra a Sida

Odivelas, 21 de janeiro de 2020 – a Concelhia do PAN – Pessoas-Animais-Natureza em Odivelas – realizou uma visita ao Gabinete de Apoio à Vítima, gerido pela APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima assim como ao Gabinete de atendimento do Centro de Apoio Psicossocial – Cuidar de Nós da Liga Portuguesa Contra a Sida, em Odivelas no passado dia 14 de janeiro. Precisamente quando se cumpre um ano desde a aprovação da moção do PAN apresentada na Assembleia Municipal de Odivelas sobre a implementação de um programa de deteção de violência doméstica nos centros de saúde e escolas do município, a Concelhia do PAN em Odivelas, achou por bem conhecer em primeira mão o Gabinete de Apoio à Vítima de Violência Doméstica.

De acordo com os dados publicados no Observatório de Mulheres Assassinadas – UMAR – morreram 28 mulheres devido a violência doméstica entre 1 de Janeiro e 12 de Novembro de 2019. 8 mais do que as 20 mulheres vítimas de violência doméstica de 2017 e o mesmo número de mortes registado em todo o ano de 2018, faltando ainda dados oficiais até ao final do ano de 2019,. “A violência doméstica é ainda uma realidade assustadora no nosso país, e mais assustador ainda é verificar como os números continuam a aumentar.” afirma o Deputado do PAN em Odivelas, Nelson Silva.

Os dados de 2017 do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças mostram que Portugal é o segundo país da UE em que a Sida mais mata. “…  Pelo que devemos continuar a trabalhar na detecção precoce e também no combate à estigmatização em torno desta e de outras doenças. Essa estigmatização acaba por afetar negativamente não só a pessoa portadora do vírus mas também a sua família chegada. É importante voltar a falar da Sida na sociedade para que se perceba que ainda é algo que afeta demasiadas pessoas no nosso país. ”, indica o Deputado.

O fim do estigma social associado a doenças como a Sida e o combate a qualquer tipo de violência, são duas causas que o PAN defende através das suas ações e propostas quer na Assembleia Municipal de Odivelas quer na Assembleia da República .

O deputado do PAN na Assembleia de Odivelas, Nelson Silva, afirma que ” Estes projectos são cada vez mais cruciais na sociedade, e não podem ser ignorados. O trabalho que fazem é de vida ou de morte para muitas pessoas e esse é um serviço à sociedade de extrema importância.”

21 de janeiro de 2020
Pessoas – Animais – Natureza
(GM PAN)


Os conteúdos publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus Autores. As opiniões expressas em cada artigo vinculam apenas os respectivos autores e não traduzem necessariamente a opinião dos demais autores da “NoticiasLX” nem do Diretor ou do seu proprietário. A citação, transcrição ou reprodução dos conteúdos da “NoticiasLX” estão sujeitas ao Código de Direito de Autor e Direitos Conexos. É proibida a reprodução ou compilação de conteúdos para qualquer fim, sem a expressa e prévia autorização da “NoticiasLX” e dos respectivos Autores.