Voto de louvor ao XXI Governo da República de Portugal, ao Primeiro-Ministro Dr. António Costa e à Ministra da Cultura, Dra. Graça Fonseca, pelo restauro dos carrilhões de Mafra

"Voto de Louvor" apresentado pelo vereador Sérgio Santos em nome do Partido Socialista de Mafra na Câmara Municipal de Mafra.
Proposta 
Voto de Louvor 

Após 20 anos de silêncio, os sinos e carrilhões de Mafra vão voltar a tocar para gáudio de todos.
Inicio esta moção com uma citação de Antístenes que representa a grandeza do Palácio Nacional de Mafra: "A gratidão é a memória do coração".
O Palácio Nacional de Mafra com os seus dois carrilhões e os 119 sinos, repartidos por sinos das horas, da liturgia e dos carrilhões, constituem o maior conjunto sineiro do mundo, sendo, a par dos seis órgãos históricos e da biblioteca, um dos patrimónios mais importantes de Portugal, classificado como Património Cultural Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, em Julho de 2019.
O restauro dos seis órgãos históricos, re-inaugurado em 2010, a reabilitação dos carrilhões que já não tocam desde 2001 e dos sinos “vem reforçar uma das singularidades do palácio”, a sua monumentalidade, ao ter o maior conjunto sineiro, a nível mundial, e seis órgãos históricos a tocarem em conjunto, únicos no mundo e torna o Palácio Nacional de Mafra:

UNO
UNICO
e EXCEPCIONAL  

Os carrilhões do Palácio Nacional Mafra degradaram-se e deixaram de tocar em 2001;
Os sinos, alguns a pesarem 12 toneladas, estavam presos por andaimes desde 2004, para garantir a sua segurança, pois as respectivas estruturas de suporte, em madeira, encontravam-se apodrecidas;
Os carrilhões de Mafra foram classificados como um dos "Sete sítios mais ameaçados na Europa", pelo movimento de salvaguarda do património Europa Nostra;
A intervenção de restauro, orçada em cerca 2,0 milhões de euros, começou no verão de 2018.

Todas as palavras proferidas para o objectivo de voltar a ouvir os carrilhões são pequenas ao lado do resultado final, mas existe uma história de luta, um trabalho, e um grande amor pelo nosso património.
Importa referir que nada tinha sido possível sem a vontade política e financeira do Estado Português, 
Assim, e considerando os pressupostos anteriores, o Partido Socialista de Mafra propõe que a Câmara Municipal de Mafra faça um voto de louvor ao XXI Governo da República de Portugal, ao Primeiro-Ministro Dr. António Costa e à Ministra da Cultura, Dra. Graça Fonseca, pelo restauro dos carrilhões.
Os Vereadores eleitos pelo Partido Socialista.
Sérgio A.M.Santos
José Graça
30-01-2020

 

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial
RSS
Facebook
Twitter
YouTube