Histórias d’África

Vidas de África

ou

Histórias d’África

Confunde a audácia com perigo iminente

A cerca de 100 metros de altura… Um casal mais ou menos audacioso aproveita para respirar o ar muito mais puro e apanhar Sol durante uma refeição. Aconteceu numa das torres gémeas da cidade de Santa Cruz, capital da Ilha de Tenerife. Em tempo de confinamento prolongado – já foram ultrapassados os 30 dias – os cidadãos atormentam-se: Ora deixam de ser racionais; ora se convencem que são polícias do Mundo.

Atropelam-se valores e confundem-se as realidades, no caso em concreto, a audácia com o perigo iminente. Captam-se fotografias dos outros para a crítica severa e mesmo a participação às autoridades, como se num Estado de Direito, mesmo em tempo de privação das liberdades, se pudesse bater à porta de um cidadão e entrar-lhe livremente pela casa dentro.

Muito menos exagerar na notícia que foi publicada, chegando-se a vaticinar que se estava perante uma platibanda e que poderia ter desabado com o peso das duas pessoas. Redondo engano: Trata-se de um vão sobre a laje de betão do piso debaixo, pois esta parte do edifício é como que uma reentrância da torre como se pode ver na imagem.

E se podemos considerar a decisão de alguma afoiteza, não será menos verdade observar a iniquidade de quem se apressou a captar a imagem – seguramente um vizinho da outra torre gémea – para denunciar o meio arrojo do casal que, como a maioria de nós, não estará habituado a tão grande período de confinamento e porventura vivendo as incertezas com que nos confrontamos todos sobre o futuro a curto e médio prazo. – por José Maria Pignatelli


Os conteúdos publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus Autores. As opiniões expressas em cada artigo vinculam apenas os respectivos autores e não traduzem necessariamente a opinião dos demais autores da “NoticiasLX” nem do Diretor ou do seu proprietário. A citação, transcrição ou reprodução dos conteúdos da “NoticiasLX” estão sujeitas ao Código de Direito de Autor e Direitos Conexos. É proibida a reprodução ou compilação de conteúdos para qualquer fim, sem a expressa e prévia autorização da “NoticiasLX” e dos respectivos Autores.