CDS Odivelas propõe a aquisição de PC’s para ensino à distância para crianças de famílias sem meios financeiros

Nota à Imprensa do CDS-Odivelas aos Órgãos de Comunicação Social Locais
 COMUNICADO
Na sequência do reinício das aulas não presenciais na modalidade de ensino à distância nos Ensinos Básico e Secundário para as Escolas que tenham optado por três períodos lectivos (e não pela semestralização lectiva), e dadas as preocupações que temos recebido de múltiplas famílias odivelenses em situação sócio-económica precária face à inexistência ou quebra abrupta de rendimentos no seio do seu agregado familiar, a Comissão Política Concelhia de Odivelas do CDS-PP vem propor à Câmara Municipal de Odivelas a implementação de uma Rede Wireless gratuita em todo o território do Município de Odivelas e a aquisição de PC’s- Computadores Portáteis ou Tablet’s para as crianças ou jovens em idade escolar com vista à satisfação desta necessidade urgente das famílias em situação sócio-económica que impossibilite a aquisição desses equipamentos informáticos pelos seus próprios meios.
O CDS Odivelas recorda que as aulas não presenciais na modalidade à distância para os referidos ciclos de estudo recomeçaram ontem,dia 14 de Abril, no mesmo regime de avaliação das duas últimas semanas do segundo período lectivo, e que assim permanecerão até ao final do presente ano lectivo pelo menos para o Ensino Básico e para o 10º Ano de escolaridade. Todavia para os alunos do 11º e 12º anos, sempre a partir do final de Abril, as aulas presenciais serão retomadas exclusivamente às 22 disciplinas cujas provas finais serão imprescindíveis para o acesso ao Ensino Superior, mantendo-se o ensino à distância para as restantes unidades curriculares. Nesse sentido, o CDS Odivelas manifesta-se preocupado com o regresso presencial dos alunos do 11º e 12º anos aos estabelecimentos de ensino de Odivelas, dadas as necessidades impreteríveis de cumprimento das normas de higienização, da aquisição urgente de equipamentos de protecção individual e do respeito pelas regras de distanciamento social previsivelmente mais rígidas que estarão nesse momento em vigor.
Por último, o CDS Odivelas lembra que esta sua Proposta se encontrava já contemplada nas 25 Propostas anteriormente apresentadas por nós com vista a combater os efeitos do COVID-19 em Odivelas, tratando-se da Proposta n.º 20– Aquisição de PC’s portáteis e de Tablet’s para empréstimo aos alunos carenciados inscritos nas Escolas de Odivelas com vista à concretização do ensino à distância já no próximo período lectivo (3º período ou no 2º semestre, dependendo dos casos), comprovada que a situação sócio- económica da família impossibilite autonomamente a aquisição deste material informático imprescindível para o ensino electrónico.
Com os meus cumprimentos

João Pedro Galhofo

Presidente do CDS Odivelas

Os conteúdos publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus Autores. As opiniões expressas em cada artigo vinculam apenas os respectivos autores e não traduzem necessariamente a opinião dos demais autores da “NoticiasLX” nem do Diretor ou do seu proprietário. A citação, transcrição ou reprodução dos conteúdos da “NoticiasLX” estão sujeitas ao Código de Direito de Autor e Direitos Conexos. É proibida a reprodução ou compilação de conteúdos para qualquer fim, sem a expressa e prévia autorização da “NoticiasLX” e dos respectivos Autores.