Condições de segurança sanitária para um regresso às atividades económicas

Nota de Imprensa do Partido Aliança – Odivelas

Será de supor que, à medida que o confinamento motivado pela atual situação pandémica for sendo aliviado, aumentará a procura nos transportes públicos no Concelho de Odivelas.

Na fase inicial da retoma das atividades económicas as pessoas que recorrerão aos transportes públicos serão aquelas que por qualquer razão, financeira ou outra, não terão hipótese de utilização de viatura particular.

Ora essas pessoas quando recorrerem aos transportes públicos, devem ter a confiança necessária na sua utilização, nomeadamente se as carruagens e viaturas estão devidamente desinfetadas e se no seu interior haverá delimitação de espaço para o aconselhado distanciamento social.

Claro que à medida que a afluência aos transportes públicos for aumentando e para ser possível uma correta delimitação dos espaços no interior das carruagens e viaturas terá de haver um aumento das frequências de circulação, o que naturalmente criará constrangimentos na operação das empresas de transportes: o Metro, a Carris e a Rodoviária de Lisboa.

Ora é nesta fase de pré-retoma da atividade económica que a Câmara Municipal de Odivelas (CMO) deveria indagar se as empresas de transportes que servem o Concelho têm condições de assegurar a desinfeção das suas carruagens e viaturas e de cumprirem a delimitação de espaços para o aconselhado distanciamento social, bem como se têm hipóteses de aumentar as suas frequências de circulação, caso se justifique.

Face à habitual ausência de informação camarária e desconhecendo-se que ações estão a ser preparadas nesta matéria, exorta-se a CMO a proativamente encetar um processo de negociação com as empresas de transportes públicos que servem o Concelho de Odivelas no sentido de acautelar a resolução das situações referidas e também a que informe prévia e atempadamente os seus munícipes das respetivas conclusões e decisões.

Esta informação da CMO é essencial para que a retoma da economia não seja prejudicada por receio de utilização dos transportes públicos.

Odivelas, 24 de abril de 2020
Direção Política Municipal de Odivelas do Partido Aliança


Os conteúdos publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus Autores. As opiniões expressas em cada artigo vinculam apenas os respectivos autores e não traduzem necessariamente a opinião dos demais autores da “NoticiasLX” nem do Diretor ou do seu proprietário. A citação, transcrição ou reprodução dos conteúdos da “NoticiasLX” estão sujeitas ao Código de Direito de Autor e Direitos Conexos. É proibida a reprodução ou compilação de conteúdos para qualquer fim, sem a expressa e prévia autorização da “NoticiasLX” e dos respectivos Autores.