Será que as Propostas do PCP encontrarão Eco em Loures? – Temos Dúvidas.

A IMPRENSA REGIONAL e os Apoios Prometidos

Hoje, 25 de Abril, mais do que nunca, faz sentido escrever sobre a Liberdade de Imprensa. No abstrato, vivemos numa Democracia que, mesmo no estado de emergência, preserva os direitos da Liberdade de Expressão e da Liberdade de Imprensa, no Abstrato.Como um dos garantes da Democracia, a “saúde” da Comunicação Social deveria ser a pedra de toque para avaliar da qualidade da prática Democrática no País e nos Municípios.

Se no País damos conta de uma Comunicação Social altamente dependente dos interesses das empresas que as detêm e que, na sua esmagadora maioria, enfrentam crises cíclicas, no plano Regional, a Comunicação Social vive do esforço subsidiado pelos próprios criadores do projeto editorial arriscando-se por vezes, ao não conseguir as “boas graças” do poder local eleito, a ser marginalizado tornando mais difícil a sua sobrevivência como projeto independente.

Nesta era do Covid-19, ouvimos anunciado pelo Governo de Portugal, um programa de apoios à Comunicação Social de 15 Milhões de euros, dos quais, 25%, ou seja 3,75 Milhões de euros serão destinados à Comunicação Social Regional. Veremos se algumas migalhas destes Milhões chegarão a esta Região Saloia ou se, mais uma vez, assistiremos a mais uma iniciativa de apoio à Comunicação Social que passa ao lado dos pequenos OCS Regionais, focando todo o bolo nos grandes grupos de comunicação.

Ainda ontem, 24 de Abril, em comunicado enviado às redações, o PCP anunciava um projeto de lei através do qual os comunistas propõem a “atribuição de um conjunto de apoios, com significado financeiro relevante, às rádios locais e aos órgãos de imprensa regional, ao nível do apoio a encargos fixos, da distribuição postal e da publicidade institucional”.

Ficamos na expetativa que, o mesmo PCP que é poder executivo em Loures, decida coerentemente apoiar de forma equitativa todos os OCS Regionais, não beneficiando uns com 32.000 euros anuais enquanto que outros recebem Zero. É suposto que os Órgãos de Comunicação Social façam a cobertura dos eventos que distinguem os Municípios onde exercem a sua atividade mas, para tal, terão de haver condições concretas e os respetivos apoios do Poder Local, sem os quais, apenas alguns, desprovidos de sentido crítico, poderão ter a vida facilitada.

António Tavares / Diretor do “Notícias LX”

Editorial


Os conteúdos publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus Autores. As opiniões expressas em cada artigo vinculam apenas os respectivos autores e não traduzem necessariamente a opinião dos demais autores da “NoticiasLX” nem do Diretor ou do seu proprietário. A citação, transcrição ou reprodução dos conteúdos da “NoticiasLX” estão sujeitas ao Código de Direito de Autor e Direitos Conexos. É proibida a reprodução ou compilação de conteúdos para qualquer fim, sem a expressa e prévia autorização da “NoticiasLX” e dos respectivos Autores.