Covid19 – PSD critica a Câmara Municipal de Odivelas pela Inoperância e Ausência de Respostas para com os Mais Vulneráveis

PSD exige à Câmara Municipal de Odivelas medidas efectivas de combate aos efeitos da Covid-19

Marco Pina
Presidente da Comissão Política
da Secção Concelhia do PSD de Odivelas

Consciente, desde a primeira hora, da gravidade da situação imposta pela pandemia provocada pela Covid19, o PSD em Odivelas, apresentou ao Presidente da Câmara Municipal um conjunto de propostas, logo no dia 26 de março, que converteu em Moção na 1ª reunião de Câmara, no dia 1 de abril. Uma moção contemplando medidas concretas a serem adotadas pela Câmara Municipal, visando minimizar os impactos concretos sobre as famílias, fruto da perda de rendimentos, medidas de apoio ao tecido empresarial do Concelho, ao tecido associativo, proposta de atribuição de recursos digitais a crianças mais desfavorecidas, entre outras, nomeadamente de promoção da saúde pública.

Em todas as reuniões de Câmara Municipal, desde essa data, o PSD, tem reclamado medidas que possam minimizar os efeitos desta pandemia na vida dos odivelenses. Este é um momento de emergência, cujas consequências estão longe de serem conhecidas, pela que a nossa postura tem sido de acompanhamento atento, seriedade e pro-atividade, propondo ações concretas, necessárias e exequíveis do ponto de vista orçamental.

Reunião após reunião temos manifestado a nossa preocupação e perplexidade com a inoperância da câmara, que, por exemplo, não prevê nenhum plano de aquisição de máscaras para distribuição massiva a todos os odivelenses, uma ação que seria um sinal de pedagogia sobre as formas de proteção individual e comunitária. Mas não é só neste domínio: decorrido mais de um mês continuam a não ser conhecidas as respostas aos mais vulneráveis. É sabido que cerca de metade dos alunos do Concelho, vivem com dificuldades, e portanto sem acesso a equipamentos para aceder às aulas digitalmente a partir de casa. De forma a garantir igualdade de oportunidades para todos, defendemos a distribuição de recursos a esses alunos. Lamentavelmente, a Câmara Municipal ao invés de solucionar o problema, não só não deu respostas a estas carências, como optou por contribuir para o desfalcamento dos meios nas escolas, ao solicitar que estas devolvessem os equipamentos informáticos anteriormente fornecidos pela autarquia.

Entendemos que esta não é a forma de resolver o problema. A Câmara de Odivelas, à imagem de diversas Câmaras por todo o país que já o fizeram, tem o dever de atribuir a estas crianças os recursos necessários,
combatendo desigualdades e desde já começar a antecipar o novo ano letivo.

Os autarcas do PSD em Odivelas não abdicam do seu compromisso com as populações do nosso Concelho e por isso não podemos ficar calados quando verificamos que muitas respostas deveriam estar a ser asseguradas e não estão, numa atitude do executivo socialista que se demite da sua responsabilidade autárquica, em momentos únicos e difíceis, como estes que vivemos.

Os Odivelenses merecem todo o nosso empenho, pelo que continuaremos atentos.

Marco Pina
Presidente da Comissão Política
da Secção Concelhia do PSD de Odivelas


Os conteúdos publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus Autores. As opiniões expressas em cada artigo vinculam apenas os respectivos autores e não traduzem necessariamente a opinião dos demais autores da “NoticiasLX” nem do Diretor ou do seu proprietário. A citação, transcrição ou reprodução dos conteúdos da “NoticiasLX” estão sujeitas ao Código de Direito de Autor e Direitos Conexos. É proibida a reprodução ou compilação de conteúdos para qualquer fim, sem a expressa e prévia autorização da “NoticiasLX” e dos respectivos Autores.