PAN Loures pede esclarecimentos sobre testes nos lares do Concelho

Comunicado à Imprensa do Grupo Municipal do PAN – Pessoas-Animais-Natureza em Loures)

Em Loures, a 19 de maio de 2020 – O Grupo Municipal do PAN – Pessoas-Animais-Natureza, no âmbito das competências da Assembleia Municipal, questionou o Executivo Municipal sobre os procedimentos perante casos detectados de COVID-19 nas Estruturas Residenciais Para Idosos do concelho.

Temos vindo a assistir a um preocupante aumento de casos no concelho de Loures, e é de conhecimento público, que infelizmente os nossos idosos têm sido parte importante desta tendência, com vários lares em situação crítica tanto ao nível dos seus profissionais como dos seus residentes. ”, afirma o deputado do PAN na Assembleia de Loures, Bruno Oliveira. Nesse sentido, o PAN Loures, já tinha questionado o Executivo relativamente à “Estratégia Municipal de Apoio à População Idosa no âmbito do contexto da pandemia”.
Mas nesta ocasião, o foco estaria no cumprimento das orientações da DGS que indicam que “um caso positivo obriga a testar todos os outros residentes/profissionais”.
Conforme referido no dito requerimento, o PAN Loures teve conhecimento de “ mais um lar do nosso concelho que estaria a encontrar “ dificuldades em conseguir realizar testes a todos seus residentes, após a detecção de casos positivos de COVID-19 entre seus trabalhadores ”. Situação que levaria ao lar a ter de realizar testes pelo serviço de saúde privado, com os consequentes custos acrescidos, como única forma de poder detectar possíveis contágios e implementar as necessárias medidas de controlo à propagação.
O Grupo Municipal do PAN, mostra a sua preocupação sobre a “real situação” dos lares do concelho: “Sem uma imagem clara da realidade no número de infectados, as instituições não poderão implementar os Plano de Contingência que garantam a necessária continuidade da prestação de cuidados aos utentes/residentes, assim como a prevenção e controlo da infeção. ” Por este motivo, além do requerimento formal, foi solicitada também uma reunião com o Executivo e o Delegado de Saúde no concelho, de forma a abordar a situação dos lares e tentar ter uma resposta mais imediata.
Sendo os testes de despiste a principal ferramenta de contenção da pandemia, além do isolamento, segundo indicações da própria Organização Mundial da Saúde (OMS). Tendo a sua transposição nas directrizes da DGS, “se não se estão a seguir as orientações da DGS, gostaríamos de compreender os motivos assim como os critérios em base aos quais as entidades competentes estão a definir a realização de testes dos residentes nas Estruturas Residenciais Para Idosos, após a detecção de casos positivos de COVID-19.” , pergunta o Deputado Bruno Oliveira.
Loures 19 de Maio de 2020
(Grupo Municipal do PAN – Pessoas-Animais-Natureza em Loures)


Os conteúdos publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus Autores. As opiniões expressas em cada artigo vinculam apenas os respectivos autores e não traduzem necessariamente a opinião dos demais autores da “NoticiasLX” nem do Diretor ou do seu proprietário. A citação, transcrição ou reprodução dos conteúdos da “NoticiasLX” estão sujeitas ao Código de Direito de Autor e Direitos Conexos. É proibida a reprodução ou compilação de conteúdos para qualquer fim, sem a expressa e prévia autorização da “NoticiasLX” e dos respectivos Autores.