CDS Odivelas propõe à CM Odivelas que distribua gratuitamente Testes à população dado os mais de 700 casos de Covid-19 em Odivelas

Nota à Imprensa CDS-PP Odivelas aos Órgãos de Comunicação Social

COMUNICADO  

Considerando que foram já confirmados mais de 700 Casos de Covid-19 em Odivelas à data de hoje, a Comissão Política Concelhia de Odivelas do CDS-PP recomenda com urgência à Câmara Municipal de Odivelas que leve a cabo a distribuição gratuita de Testes rápidos de despistagem à Covid-19 com vista à testagem massiva da população odivelense, permitindo por lado uma maior consciencialização social da gravidade da situação epidemiológica no Concelho e por outro lado uma aproximação à realidade das cadeias de contágio epidémico com vista a provar ou não a existência de um foco de infecção genérico da doença localizado em Odivelas.

Consideramos, por isso, impreterível a massificação do rastreio a todos os munícipes odivelenses através dos referidos Testes rápidos de despistagem, os quais propomos que sejam distribuídos rápida e gratuitamente pela CM Odivelas, com vista a minimizar o risco de disseminação do vírus entre as populações de Urbanizações e Bairros de Odivelas que sabemos terem neste momento um elevado número de doentes infectados. Entendemos que deverá por essa razão ser imediatamente intensificada a testagem nesses locais de potenciais surtos epidémicos, assim como urgentemente testados todos os Lares/ Centros de Dia, IPSS, estabelecimentos de ensino com aulas presenciais, designadamente o ensino secundário (11º e 12º anos de escolaridade frequentam aulas presenciais), o ensino pré- escolar e as creches.

Perante a permanente evaporação política do Executivo Municipal Socialista liderado por Hugo Martins, o CDS Odivelas espera que a Câmara Municipal de Odivelas possa condensar toda a sua actuação política , finalmente, e concentrar todos os seus esforços públicos no combate à doença Covid-19, que assola a Área Metropolitana de Lisboa por via de um surto epidémico reconhecido pela Direção- Geral de Saúde, e designadamente o Município de Odivelas, através da distribuição massificada de Testes rápidos de despistagem à população com vista a mitigar o efeito de contágio entre os grupos de risco e a desincentivar os comportamentos de risco a que recentemente temos assistido em Odivelas através de uma testagem rápida e eficaz a toda a população.

Porque primeiro, antes do próprio Município de Odivelas, estão as Pessoas de Odivelas!

“Porque ao princípio não era o Estado, era o Homem!”

Francisco Lucas Pires (1944-1998)

Nota: Fez no passado dia 22 de Maio, exatamente 22 anos do súbito desaparecimento de um dos mais brilhantes pensadores liberais portugueses, Francisco Lucas Pires, tendo sido o 2º Presidente do CDS entre 1983 e 1985 e cumulativamente Conselheiro de Estado do então Presidente da República, General António Ramalho Eanes.

Odivelas, 4 de Junho de 2020

Com os melhores cumprimentos  

João Pedro Galhofo
Presidente do CDS Odivelas

image.png

Os conteúdos publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus Autores. As opiniões expressas em cada artigo vinculam apenas os respectivos autores e não traduzem necessariamente a opinião dos demais autores da “NoticiasLX” nem do Diretor ou do seu proprietário. A citação, transcrição ou reprodução dos conteúdos da “NoticiasLX” estão sujeitas ao Código de Direito de Autor e Direitos Conexos. É proibida a reprodução ou compilação de conteúdos para qualquer fim, sem a expressa e prévia autorização da “NoticiasLX” e dos respectivos Autores.