As MALFEITORIAS nos Azulejos do Mosteiro de Odivelas

O ‘NoticiasLX’ foi alertado por um técnico com formação superior na área de Conservação e Restauração, o Dr. Ricardo Lucas Branco, para o estado do painel de azulejos recolocados após o roubo, nos últimos anos, de várias unidades. Aceitado o desafio, deslocámo-nos ao Mosteiro de S.Dinis e S.Bernardo, vulgo Mosteiro de Odivelas, para gravar imagens do estado atual das áreas cujos azulejos foram substituídos e ouvirmos alguém, com conhecimentos científicos e com experiência de trabalho no terreno nomeadamente na Câmara de Lisboa.

Contrariamente a outros que publicam noticias sobre a colocação dos azulejos, elogiando o trabalho que não viram, o vídeo abaixo com o testemunho do Dr. Ricardo Lucas Branco, permite concluir que quase tudo o que podia correr mal – correu mal e, alguns danos são irreversíveis. Estamos a falar de Património Nacional do Exército Português à guarda da Câmara Municipal de uma galeria de azulejos do séc. XVII, azulejos valiosos, que mereciam um trabalho mais cuidado e com maior qualidade técnica.

O processo da recolocação dos azulejos, nas palavras do Dr. Ricardo Lucas Branco, começa mal quando na primeira tentativa de recolocação dos azulejos os trabalhos foram executados de forma ainda mais deficiente do que é visível no estado atual após a segunda colocação, tendo de voltar a ser retirados o que , com a massa já seca, levou à danificação de alguns deles.

No entender do Dr. Ricardo Lucas Branco, o trabalho foi executado com deficiente qualidade técnica. São irreversíveis os danos nos azulejos originais. Vários danos nas bordas dos azulejos com cantos partidos e com a colocação duvidosa em que os elementos não acertam uns com os outros. Excessivas juntas, inadmissíveis na aplicação de uma área com um dedo ou mais de largura, uns salientes e outros afundados e desajustes grosseiros. Desalinhamento das quadrículas e juntas largas que facilitam a remoção.

Dr. Ricardo Lucas Branco (clique na palavra YouTube para ver em formato maior e ver a divisão do vídeo por capítulos)

Dr. João Pedro Galhofo – Presidente do CDS – Odivelas


Os conteúdos publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus Autores. As opiniões expressas em cada artigo vinculam apenas os respectivos autores e não traduzem necessariamente a opinião dos demais autores da “NoticiasLX” nem do Diretor ou do seu proprietário. A citação, transcrição ou reprodução dos conteúdos da “NoticiasLX” estão sujeitas ao Código de Direito de Autor e Direitos Conexos. É proibida a reprodução ou compilação de conteúdos para qualquer fim, sem a expressa e prévia autorização da “NoticiasLX” e dos respectivos Autores.