“Com(n)tradições” – Nova “Pandemia” faz furor: usar máscaras… mas com nariz de fora!!!

Anda uma nova “Pandemia” no ar ou melhor dizendo, no rosto de cada um. O uso de máscara tornou-se viral mas pelos piores motivos. Sabe-se que é desconfortável, que para quem usa óculos as lentes embaciam com facilidade, provoca incómodo ao respirar, etc, etc mas o uso correcto é feito assim mesmo, a tapar o nariz, boca e queixo. Contudo, ultimamente tenho assistido a cenas ridículas, cómicas, absurdas, caricatas e muito mais adjectivos aqui poderia escrever para ilustrar o que tenho visto um pouco por essas ruas do concelho de Odivelas, com especial enfoque naqueles “jovens” que mais cuidados e atenção deviam ter.

Com o desconfinamento em curso, não sei o que deu na cabeça destes e destas portugas de usarem máscara apenas a tapar a boca. Então e o nariz? Então o uso correto da máscara é este? É assim que se previne o Covid-19? Usar máscara apenas a tapar a boca? Se é assim então eu digo que não me importo mesmo nada que o uso de máscara seja prolongado no tempo, se é para usar assim, ando com ela colocada onde quer que seja, até acho piada e porque não uma moda para evitar espirros e tosse para cima de outras pessoas? Esta “moda” que parece que pegou e está cada vez mais a alastrar-se, é um mau exemplo de como prevenir o Covid-19 mas ao que parece, a população gosta e cada vez mais, os exemplos abundam muito embora e já o referi antes, preocupa-me o facto de ser a população mais idosa a usar e a abusar desta forma de prevenção. E se lhes dizemos algo… a resposta deles muitas vezes é um vocabulário que nem me atrevo aqui a escrever pois pode ferir a susceptibilidade dos mais sensíveis pelo teor das expressões.

Quando me falam em seguir o exemplo dos mas velhos… estamos conversados! Além do desconfinamento ter produzido os efeitos de quem teve que passar conviver nos últimos meses 24h sobre 24h com a sua “cara-metade”, com o número de divórcios a aumentar a olhos vistos, pois o verão está aí e é tempo de mudar de vida, dar largas ao convívio, claro, com alguém novo e diferente, agora está aí mais uma forma de fazer com que os contágios aumentem de forma desproporcional.

Deixem-se de modas inventadas “à la carte”, passem mas é a usar a máscara como deve ser, não façam figurinhas patéticas e idiotas! Uso de máscara correcto é com o nariz, boca e queixo bem tapados e ajustados à face de cada um.

– Miguel Durão


Os conteúdos publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus Autores. As opiniões expressas em cada artigo vinculam apenas os respectivos autores e não traduzem necessariamente a opinião dos demais autores da “NoticiasLX” nem do Diretor ou do seu proprietário. A citação, transcrição ou reprodução dos conteúdos da “NoticiasLX” estão sujeitas ao Código de Direito de Autor e Direitos Conexos. É proibida a reprodução ou compilação de conteúdos para qualquer fim, sem a expressa e prévia autorização da “NoticiasLX” e dos respectivos Autores.