Histórias d’África – O que se lê de Portugal a 1.500 quilómetros

Gastos: Estado gasta 11,5 milhões de euros por hora. Em 2021 a despesa pública será superior aos 100.000 milhões de euros e os benefícios populistas do governo já custam – ironicamente a todos os cidadãos contribuintes em Portugal – 8,6 milhões ao mês.

Medo? Falta de dinheiro? Ou entrou-se numa nova era de poupança? A grande distribuição confrontou-se com uma diminuição do consumo de 52 milhões de euros por dia entre os meses de Abril e Junho.

Orçamento de Estado para 2021 prevê gastos com a transportadora aérea nacional, TAP, superiores ao investimento previsto no Sistema Nacional de Saúde. E isto porque aos 1,2 mil milhões de euros destinados á companhia aérea, devem ser precisos mais 500 milhões.

Prevê também um acréscimo na receita de taxas e multas de 35,2%, ou seja 826 milhões de euros. Gasta-se numa transportadora aérea tecnicamente falida e procuram-se receitas em impostos indirectos e multas.

Caixa Geral de Depósitos será responsável pelo pagamento da maior parte de mais um resgate ao Novo Banco que nasceu para salvar a crise e substituir o Banco Espírito Santo. Afinal, o Novo Banco vai a caminho de um buraco que ultrapassará os 7.000 milhões.

Dívidas enormes ao Estado: O extinto BPN, Banco Português de Negócios ainda deve 5 mil milhões de euros ao Estado em consequência da intervenção na instituição bancária em 2008 com a sua nacionalização pela Lei 62-A/2008. A 31 de Julho 2011 o governo português – por imposição da Troika, o grupo responsável pelo resgate internacional a Portugal – anunciou a venda do BPN ao Banco BIC Português, um banco angolano de Isabel dos Santos, filha do antigo presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, num negócio faraónico que custou à investidora angolana apenas 40 milhões de euros. A reprivatização foi oficializada em 11 de Abril de 2012.

Covid versus cirurgias: Aumento de internamentos por infecção de coronavírus leva o hospital de São João, o maior da cidade do Porto a limitar as cirurgias.

por José Maria Pignatelli

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial
RSS
Facebook
Twitter
YouTube