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A adoção de um Sistema de Gestão da Qualidade é, segundo a ISO 9001, uma decisão estratégica da Organização, ou seja, tomada ao mais alto nível de decisão para servir um propósito específico e obter resultados.
Ciente desta abordagem estratégica, a Junta de Freguesia de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela desenvolveu um Sistema de Gestão da Qualidade, e foi certificada segundo os requisitos da norma NP EN ISO 9001: 2015, para a atividade de Serviços de Administração Geral – Área Administrativa, Área de Recursos Humanos e Área de Aprovisionamento, pela EIC – Empresa Internacional de Certificação, S.A., em junho de 2021.
Os sistemas de gestão de qualidade nas freguesias
A implementação de um sistema de gestão da qualidade pela Junta de Freguesia significou a aposta numa gestão publica norteada por objetivos de simplificação, eficiência e transparência, no sentido de prestar melhores serviços aos cidadãos.
O Sistema de Gestão da Qualidade, centrado no foco no freguês, envolvimento e melhoria contínua, é um veículo para alcançar essas metas, e assenta entre outros processos, na:
• Criação de uma nova imagem corporativa, através de uma nova identidade visual que se transmite nos principais elementos de contacto com o público e nos suportes de comunicação no sentido de orientar os meios disponíveis para uma política de transversalidade, clareza, transparência e proximidade com a comunidade;
• Reformulação de todos os espaços de atendimento ao público criando condições de melhor acolhimento e conforto para todas as pessoas independentemente da sua condição física;
• Formação dos trabalhadores ao nível das soft skils de forma a promover o bem-estar, mas também melhores técnicas no atendimento ao público, melhor gestão da sua produtividade e das equipas de trabalho, traduzindo-se numa melhor prestação do serviço público;
• Reestruturação dos procedimentos administrativos, criando aprovando documentos estruturais e fazendo o seu mapeamento de modo a formalizar todas as tarefas, garantindo assim maior equidade no tratamento dos assuntos por todos os intervenientes;
• Melhoria da comunicação com o público, concretamente na constante atualização das páginas nas redes sociais bem como da página web da Junta de Freguesia.
• Disponibilização de mais serviços nos espaços de atendimento proporcionando uma oferta de proximidade aos nossos fregueses evitando desta forma que tenham de se deslocar para tratar dos seus assuntos diários.
Desta forma, a reestruturação dos espaços de atendimento ao público é acompanhada pela necessária reorganização física das áreas de apoio administrativo e de todos os procedimentos internos, concretamente ao nível das áreas de apoio, criando assim também as condições físicas para o bem-estar dos trabalhadores, uma aposta clara na sua motivação e produtividade.
Assim, a adoção de um Sistema de Gestão de Qualidade será um modelo de trabalho e sucesso, capaz de gerar uma maior responsabilização dos autarcas, compromisso com um serviço publico de excelência, capaz de responder a uma relação de maior proximidade entre eleitos e eleitores, numa sociedade em constante transformação e que nós, os autarcas, temos que ser capazes de dar provas a um freguês cada vez mais exigente e atento à governação publica.
- Nuno Leitão, Presidente da UF Sta Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela