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É dos livros que um espaço livre tem tendência a ser ocupado e, um semanário regional, com uma forte componente de informação atualizada e com artigos de opinião, fazia todo o sentido e, é com essa convicção, que nasceu este semanário do “NoticiasLx”, que vem ocupar um lugar em aberto na Informação da Região e que tem uma audiência potencial, à partida, de mais de 30.000 leitores nos meios digitais.
Connosco estão um conjunto de colunistas que garantem uma qualidade acima da média e uma pluralidade dentro do espaço democrático e, os temas abordados, são regionais mas também nacionais.
O projeto está no seu início e pretende-se que em primeiro lugar cumpra o seu papel com qualidade e assegurando sempre a sua sustentação. Sabemos o que queremos, mas até alcançarmos os apoios necessários, não poderemos subir para outros patamares. No patamar atual do 100% digital muito temos ainda a melhorar mas os resultados atuais já nos permitem cumprir, no primeiro mês, os objetivos a que nos propusemos para o primeiro semestre do projeto.
A grande dúvida para a criação de um semanário regional sempre foi fundamentada em três pilares:
- Há conteúdos que “alimentem” um semanário?
- A distribuição exigente no curto espaço de tempo.
- Há suporte financeiro (com apoios de Publicidade de Privados e do Poder Local) para sustentar um projeto de informação?
Quando ao ponto 1, os números já editados provam que é possível, com algum à vontade, assegurar os conteúdos com matérias referentes ao Património e à História, ao Desporto, à Política e à Atualidade Informativa.
Quanto ao ponto 2, a forma como neste momento o semanário é distribuído, pelas vias digitais, assegura o cumprimento do objetivo definido.
Quanto ao ponto 3, vamos ter de percorrer um caminho de afirmação que demonstre no terreno e ao longo do tempo, as vantagens do Semanário para as marcas do Privado e do Poder Local.
O mais importante é que viajamos diariamente com todos os Cidadãos no seu telemóvel e que eles nunca terão de dar um passo para em qualquer situação consultarem o Semanário do NoticiasLx.
Resumindo, as marcas têm de considerar vantajoso investir num meio que chega a uma audiência superior a 30.000 leitores da Região da Grande Lisboa e, provavelmente, assim virá a acontecer, é uma questão de tempo.
A nossa linha editorial e o nosso público são do espaço democrático, dos valores humanistas e europeus.
Não queremos agradar a todos e claramente não alteramos a linha editorial em função do ranking de audiências ou das preferências de potenciais anunciantes. Somos de princípios e de valores.
O nosso público alvo são os leitores dos concelhos de Loures e Odivelas mas, não podemos ignorar, que as populações a Norte de Lisboa interagem entre si e com a capital Lisboa e, por isso, desde sempre o NoticiasLx é um OCS da Grande Lisboa.
Quase sempre, nestes textos que versam a Comunicação Social, ganha importância o tema dos apoios do Poder Local aos OCS Locais.
Ao longo de dezenas de anos, o Poder Local não se tem debruçado com a prioridade que o assunto merece, considerando a implementação de um plano de apoio anual traduzido em inserções das suas campanhas de publicidade nos Órgãos de Comunicação Social Locais e, o facto curioso é que ao longo dos tempos sempre se foram criando regulamentos e programas de apoio do Poder Local aos mais diversos setores, como ao movimento associativo, mas nunca à Comunicação Social.
É tempo dos governos locais se debruçarem sobre este tema, a bem da Democracia e da Liberdade de Imprensa.