SEMANÁRIO

More
    InícioNOTICIASNacionalApoios aos setores mais afetados pelos aumentos das matérias-primas serão pagos até...

    Apoios aos setores mais afetados pelos aumentos das matérias-primas serão pagos até final de setembro

    Publicado

    Pub

    spot_img

    A Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, disse que os 27 milhões de euros de apoio aos setores mais afetados pelo aumento do preço das matérias-primas, como fertilizantes e rações, serão  pagos até final de setembro.
    Numa declaração à comunicação social, durantes gala do concurso «os Melhores Verdes 2022», promovido pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), em Viana do Castelo, Maria do Céu Antunes afirmou que «Portugal juntou 18 milhões de euros do Orçamento de Estado aos 9 milhões de euros da chamada reserva de crise  e, que os 27 milhões de euros vão ser pagos até ao final de setembro aos setores mais afetados, nomeadamente, com o aumento do preço dos fertilizantes e, nas rações».
    Segundo a Ministra, este montante será distribuído pelos setores da «suinicultura, aves e ovos, leiteiro, nomeadamente, vaca, caprinos e ovinos e das frutas e legumes».
    Maria do Céu Antunes lembrou que «a Comissão Europeia disponibilizou aos Estados-Membros a chamada reserva de crise, uma medida que veio em boa hora, mas que é injusta porque se traduz, para os Estados-Membros, na representação dos pagamentos diretos. Para Portugal significa cerca de metade do orçamento da Política Agrícola Comum (PAC), contrariamente ao que acontece, por exemplo, com Espanha, em que representa 80%. Para Portugal representa nove milhões de euros».
    A Ministra referiu ainda que o Governo «conta fazer a chamada retirada de mercado nas organizações de produtores, onde esses produtos vão ser pagos aos agricultores de acordo com uma percentagem sobre o preço de mercado dos últimos três anos».
    «Esses produtos vão ser entregues a instituições que depois os canalizam para famílias mais vulneráveis e, com isso, vamos também ajudar as nossas famílias que estão a passar por momentos mais difíceis», explicou Maria do Céu Antunes.

    Últimos Artigos

    Loures | HABITAÇÃO MUNICIPAL COM REGRAS

    Regulamento municipal está a ser cumprido. Como prometido, estamos a fazer cumprir o regulamento da...

    PRIMEIRO MINISTRO INDIGITADO – O ERRO!

    Estamos, todos, familiarizados com os muitos erros dos nossos jornaleiros nacionais, tanto dos que...

    Legislativas 2024 | PS, o partido mais votado e AD ganhou as Eleições

    OS FACTOS Somados os votos do PSD e do CDS, temos um total de 80...

    Notas soltas sobre as eleições legislativas do dia 10 de março de 2024

    Terminada a contagem de votos, a AD, após 8 anos de oposição, apesar de...

    Relacionados