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Se há matéria em que existe um amplo consenso é a forma como são ignoradas nas TVs nacionais as realidades regionais. Aliás, Loures é notícia no “prime time” quase sempre pelas piores razões e, mesmo nas eleições Autárquicas, o concelho e os seus candidatos são quase sempre ignorados apesar da posição cimeira que ocupa no ranking nacional dos Municípios Portugueses.
Aqui chegados, e não havendo qualquer dúvida sobre as vantagens, a todos os níveis, de uma Televisão Regional que desse resposta à necessidade de afirmação do Concelho numa sociedade da informação, entra o elefante na sala – Os custos do Projeto? Num estudo que tive oportunidade de aprofundar ao segundo, começaria por dizer que um projeto de TV Regional precisaria apenas de 5 anos para atingir o “ponto de equilíbrio financeiro”…
- Diz a lógica, que seria de todo o interesse para o concelho, a existência de uma TV regional, de forma a potenciar a marca LOURES.
- Projeção do concelho de Loures – do Turismo à Cultura, do Desporto ao Património Histórico, a todo o território dos outros oito concelhos que compõem a Grande Lisboa – a Região da AML a considerar.
- Num projeto de investimento faseado – FASE 1 (Canal TV por Internet), FASE 2 (Canal na TV Cabo), a TV Regional asseguraria 11 postos de trabalho no 2º ano de operações.
- Num concelho com 20377 PME e 24 GRANDES empresas e com o apoio das Autarquias não seria difícil assegurar a manutenção do projeto
- O Projeto TV Regional precisaria de 5 anos para atingir o “ponto de equilíbrio financeiro”… e, para irmos ao ponto, no 4º ano de operação, o último em que precisaria de apoio Autárquico, esse valor seria de 78.000,00 euros (1).
- Saliento, estamos a falar de uma TV por cabo a entrar nas casas de todos nós através dos operadores MEO, Vodafone e NOS e também disponível na Internet.
Obviamente que um projeto deste tipo teria de contar com fontes de informação pró-ativas e seria necessário um especial esforço junto das mesmas para uma Informação atualizada.
Mas, muitas vezes, o que diz a lógica não se escreve…
António Tavares, diretor
(1) Quando falamos em apoio autárquico estamos a falar, obviamente, de Publicidade institucional.