Este conteúdo é Reservado a Assinantes
Pedro Nuno Santos, Ministro das Infraestruturas, quanto ao futuro do grande aeroporto de Lisboa, anunciou a decisão (despacho de hoje) de que Alcochete seria a grande aposta de longo prazo, enquanto que começariam por ser feitas obras no Humberto Delgado e no Montijo que já deveria ter aviões a levantar em 2026. O aeroporto de Alcochete estaria pronto em 2035 e, nessa altura, os aeroportos Humberto Delgado e Montijo fechariam.
Hoje às 9h:50, Comunicado do PM, António Costa:
Primeiro-Ministro revoga Despacho sobre o Plano de Ampliação da Capacidade Aeroportuária da Região de Lisboa
O Primeiro-Ministro determinou ao Ministro das Infraestruturas e da Habitação a revogação do Despacho ontem publicado sobre o Plano de Ampliação da Capacidade Aeroportuária da Região de Lisboa.
O Primeiro-Ministro reafirma que a solução tem de ser negociada e consensualizada com a oposição, em particular com o principal partido da oposição e, em circunstância alguma, sem a devida informação prévia ao senhor Presidente da República.
Compete ao Primeiro-Ministro garantir a unidade, credibilidade e colegialidade da ação governativa.
O Primeiro-Ministro procederá, assim que seja possível, à audição do líder do PSD que iniciará funções este fim-de-semana, para definir o procedimento adequado a uma decisão nacional, política, técnica, ambiental e economicamente sustentada.
O Ministro Pedro Nuno Santos não esteve hoje na reunião do conselho de ministros.