Este conteúdo é Reservado a Assinantes
A Polícia Municipal de Lisboa comemora, no próximo dia 12 de setembro, 131 anos de serviço à cidade.
A cerimónia, com início marcado para as 15h30, nos Paços do Concelho, vai ser presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Eng.º Carlos Moedas, e conta com a presença da Secretária de Estado da Administração Interna, Dra. Isabel Oneto, entre várias entidades oficiais nacionais e internacionais.
No decorrer do evento serão apresentadas as conclusões do estudo “O sentimento de insegurança e vitimação em Lisboa – Inquérito à população”, realizado ao abrigo do Protocolo celebrado entre o Município de Lisboa e a Universidade Nova de Lisboa.
Na Praça do Município vão estar expostos meios que retratam a história da Polícia Municipal de Lisboa.
Enquadramento Histórico
A Polícia Municipal de Lisboa foi criada no dia 12 de Setembro de 1891, com a afetação de dois guardas do Corpo da Polícia Civil ao Município de Lisboa.
Equiparada a Direção Municipal, a Polícia Municipal de Lisboa é um Serviço da autarquia, constituída por agentes da Polícia de Segurança Púbica e por civis dos quadros da Câmara.
Tem como missão servir os cidadãos, garantindo a sua segurança; cooperar com as forças e serviços de segurança; e promover uma cidadania ativa de participação na segurança para o bem-estar dos cidadãos e qualidade de vida na cidade.
Em 2015, a Polícia Municipal de Lisboa passou a ser comandada pelo Superintendente Paulo Jorge do Espírito Santo Caldas.