SEMANÁRIO

More
    InícioOpiniaoEditorialO PLANO DE APOIOS AOS OCS LOCAIS EM LOURES e o ...

    O PLANO DE APOIOS AOS OCS LOCAIS EM LOURES e o “Centro”

    Publicado

    Foi anunciado pelo Presidente da Câmara de Loures, Ricardo Leão, um plano de apoio aos OCS Locais.

    Ao que sabemos, tal plano entrará em vigor no 1º trimestre de 2023.

    Chegarão assim ao fim, queremos acreditar, muitos anos de apoios sem critérios (9 anos), em que alguns receberam apoios em publicidade que lhes permitiram desenvolver o seu trabalho e outros tiveram de se reinventar, procurando sobreviver… e indo apresentando provas de vida.

    As Autarquias e as Empresas em Loures, tal como noutros concelhos, continuam a ter o preconceito do “Digital” – fazem publicidade na Imprensa escrita mas apenas e só na escrita, tendo aquela visão redutora que o que circula na Internet e portanto os OCS Locais Online são meios menores. Infelizmente o que o PM, António Costa e os demais dirigentes do Governo de Portugal dizem sobre a necessidade da “Revolução Digital” não lhes assiste e nesta, como noutras matérias, temos um País a duas velocidades em que o Poder Central e o Poder Local não estão sintonizados. 

    Quando falamos de OCS Locais o ambiente é de pobreza, pouco se faz de informação com atualidade, quase toda a informação resulta do que o Município publica no seu portal e os OCS não estão presentes nos eventos para que possam recolher eles próprios para a sua redação os “retratos” escritos e falados. Os Temas, na ordem do dia, estão cativos da agenda do Executivo.

    Faltam em Loures Fóruns onde se possa debater o “Futuro” e neste particular os OCS Locais poderiam desempenhar um papel fundamental na respetiva organização e nos convites aos painéis de oradores. Fica a ideia dos Fóruns “Loures e o Futuro”, veremos se vão haver condições para os organizar.

    As expectativas sobre o futuro “Plano de Apoio” são muitas e perante um mercado de publicidade em que as empresas cada vez mais não querem investir no jornalismo independente, o apoio que virá do Município irá definir o tipo de jornalismo que será possível fazer.

    Esperemos que antes da apresentação do “Plano de Apoio” os OCS Locais sejam consultados até para que os critérios sejam, dentro do possível, consensuais e a sua aplicação seja à partida do conhecimento dos visados para que estes possam, no mínimo, fazer algum planeamento da sua atividade. Num Município que quer ser o “Centro” convirá que os OCS Locais desempenhem o seu papel catalisador para o interior e para o exterior do Concelho e isso só será possível se tiverem condições para desenvolver o seu trabalho em pleno.

    Veremos se o Município de Loures quer mesmo ser o CENTRO.

    Últimos Artigos

    NoticiasLx de 13 de Julho de 2024 – Semanário

    NoticiasLx de 13 de Julho de 2024 - Loures, Lisboa, Odivelas, Sintra, Almada -...

    Caça à Multa – LouresParque 2024

    Caça à MultaO Vereador Bruno Nunes do Chega, fez uma intervenção no PAOD da...

    Praias de Sintra distinguidas pela QUERCUS em 2024

    Praias de SintraSintra recebeu, esta quarta-feira, o galardão “Qualidade de Ouro” atribuída a cinco...

    Saída da A1 em S João da Talha, Loures – Apresentação Pública

    Saída da A1 em S João da TalhaA Câmara Municipal de Loures...

    Relacionados

    Portugueses Cujos Votos Não Contam

    Numa altura em que circula e recolhe apoios um “Manifesto para reformar a lei...

    A Liberdade de Imprensa e os OCS Regionais

    A Liberdade de Imprensa e os OCS Regionais - É suposto vivermos num Estado...

    Os Portugueses a Fazerem Figura de Parvos em S. Tomé e Príncipe e na Guiné-Bissau

    Esta semana assistimos a mais um episódio do quanto ingénuos são alguns dirigentes Nacionais...