Este conteúdo é Reservado a Assinantes
A Implantação da República volta a ser comemorada em Loures, hoje, dia 4 de outubro, data em que uma Junta Revolucionária a proclamou no concelho, na véspera do que veio a acontecer no restante território nacional.
O programa das comemorações inclui a tradicional deposição de flores no Mausoléu da Junta Revolucionária do Concelho de Loures, sito no Cemitério Municipal de Loures, às 15 horas. Pelas 15h10 será inaugurada, a exposição “Os contributos do turismo cemiterial para a revisitação da história em Loures”, no núcleo museológico do cemitério.
A evocação da Implantação da República também terá lugar na Escola Secundária Dr. Carvalho de Figueiredo, em Loures, onde um grupo de alunos procederá à leitura da Ata da Junta Revolucionária do Concelho de Loures, às 15 horas.
Pelas 20h30, será possível assistir, no Largo 4 de Outubro, em Loures, ao espetáculo A Alvorada da República, pelo Artelier?/Teatro Nacional de Rua. Trata-se de um espetáculo de teatro e vídeo mapping, que procurará contar a história da proclamação, exaltando os valores da República e valorizando a história municipal através de um olhar artístico atual.
As comemorações terminam com o concerto “A Propósito de Beethoven”, pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, às 21h30. Este concerto terá direção e comentários do maestro António Saiote.