Este conteúdo é Reservado a Assinantes
A Câmara Municipal de Loures e o Instituto Superior Técnico (IST) assinaram o contrato de planeamento que permitirá o desenvolvimento do Plano de Pormenor da Quinta dos Remédios, na Bobadela, tendo em vista a criação no local de um Parque de Ciência e Tecnologia.
Este contrato foi assinado esta manhã pelo presidente da Autarquia, Ricardo Leão, e pelo presidente do IST, Rogério Colaço, numa cerimónia que contou com a presença dos vereadores Nuno Dias (pelouros do Planeamento e Gestão Urbanística) e Tiago Matias, bem como do presidente da Junta de Freguesia de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela, Nuno Leitão.
Para Ricardo Leão, está em causa “um passo importantíssimo”, que tornará possível a “fruição” de uma nova área pela população daquela que é “uma zona muito consolidada do ponto de vista urbanístico”. “Foi um processo longo, que era importantíssimo para o IST, para a freguesia e para o Município”, frisou o presidente da Câmara de Loures.
Ricardo Leão notou ainda que o desenvolvimento do plano de pormenor irá também possibilitar a concretização de “uma infraestrutura que é determinante para o desenvolvimento do concelho e para a qualidade de vida da população”: a criação de uma nova saída da A1 na Bobadela. “É uma aspiração de anos e anos e anos”, lembrou o autarca, adiantando que o protocolo com a Brisa referente a essa obra deverá ser assinado já no mês de novembro.
Por sua vez, o presidente do IST, Rogério Colaço, falou no “fim de um caminho que começámos há muitos anos, de colaboração com a Câmara, para dinamizar toda aquela zona”, que tem “um potencial enorme”.
Está em causa uma área com 16 hectares, na qual se pretende criar, como se refere no contrato hoje assinado, um Parque de Ciência e Tecnologia “a afetar à divulgação científica e a atividades que permitam o envolvimento escolar local através do desenvolvimento de projetos e eventos de ordem social, cultural e ambiental”.