Publicidadespot_img
Sexta-feira, Dezembro 9, 2022
InícioOpiniaoEditorial25 Números depois - Que Balanço?

25 Números depois – Que Balanço?

Dr. Livingstone I Presume

Passadas 25 edições do Semanário penso que é oportuno fazer um balanço do trabalho e dos objetivos que nos propusemos para o semanário e da forma como a envolvente, sobretudo as de Loures e Odivelas, têm olhado para o projeto.

De Odivelas nunca esperámos qualquer apoio porque são outros “Olhares” que os atraem e de Loures temos aguardado as transformações com o prometido “Plano de Apoio aos OCS Locais” com o qual o Presidente da CM Loures, Ricardo Leão, se comprometeu publicamente.  

Faz sentido, de qualquer forma, falar um pouco do que são os nossos projetos: A TV Regional e a Imprensa Online representada neste momento pelo “Semanário NoticiasLx”.

É óbvio que projetos de comunicação, como os que mencionámos no parágrafo anterior, só têm possibilidades de se desenvolverem quando o terreno é fértil e, como sempre, valem os projetos e as suas circunstâncias que, sendo favoráveis, são os catalisadores que vencem a inércia inicial.

O ‘estudo de ambiente digital’ que temos feito, leva-nos a concluir que as vozes que do Governo da Nação incitam à Revolução Digital, esbarram na ausência de sensibilidade para a matéria continuando a valer a aposta continuada no séc XVI e nos princípios de Gutenberg. Não fora a vontade do Presidente Ricardo Leão e dir-se-ia que em Loures o Papel atrai Papel na razão direta dos Media em Presença e na Razão Inversa do Formato Digital que Representam.

Ainda hoje, em Bucelas, num programa que gravei com o Luís Direitinho e João Calado se falava na necessidade de apostar nos meios Digitais para a promoção do Turismo em Loures e, na altura, não disse mas pensei no papel importantíssimo que uma TV Regional poderia desempenhar na promoção do Concelho de Loures… A TV Digital, como alguns mais próximos me gostam de falar, sabedores do projeto que defendo há muitos anos e de que a TVL foi um exemplo, poderia ser o tal desígnio Regional e um grande catalisador para todas as atividades mas, por vezes embora todos concordem com o “Pensar Global – Agir Local”, quando tentamos ser a alavanca Local no pensamento Global da “Revolução Digital” é perigoso ‘ter razão antes do tempo local’ e na verdade, como escrevi acima, é minha convicção que o “ambiente digital” em Loures ainda não está sintonizado com o Governo Central e a Europa da Modernização.

Como já escrevi antes, as expetativas sobre o novo projeto de Comunicação da CM de Loures são grandes e com as mudanças da nova macroestrutura, com novas pessoas e naturalmente novas formas de pensar, estão criadas as condições para um virar de página na forma como se vê o Digital, aguardemos.

O semanário “NoticiasLx” continua a cumprir o seu papel de informação com atualidade e, com a colaboração dos nossos Colunistas, somos semanalmente uma ‘pedra no charco’ que pouco a pouco conquista audiências. Continuamos a depender muito da Comunicação do Município que esperamos venha a evoluir positivamente com mais atualidade e deixando de ser “Aconteceu” para ser “Vai Acontecer” com todas as vantagens que isso representa.

Com uma Comunicação Municipal mais dinâmica poderemos nós também melhorar e, com o anunciado “Plano de Apoio aos OCS Locais”, passarmos a recolher nós próprios as imagens e declarações com os nossos meios nos eventos que nos são anunciados com alguma antecedência e que escolhemos para a nossa agenda.

A credenciação dos OCS Locais e dos seus Jornalistas é um pilar importante na Comunicação Regional e nas consequentes facilidades de que os jornalistas necessitam para se movimentarem nos eventos. Os jornalistas e apenas os jornalistas devem ter acesso a certas facilidades para que não aconteça sermos estorvados no nosso trabalho.

No início de um novo período, um novo orçamento, esperamos que Loures seja o Centro da Revolução Digital e que as Autarquias comecem a pensar Digital e a Comunicar Digital e que se inverta a tendência de 90% Papel e 10% Digital.

O Futuro de Loures depende da aposta na Modernidade.

“Quantos Jovens viu hoje com o Jornal debaixo do braço”?

E no bolso o que anda sempre com todos nós? – A Comunicação Digital!

– António Tavares, diretor

Editorial

(publicado no Semanário NoticiasLx de 15/Outubro de 2022)

- Advertisement -spot_img
- PUB-spot_img

Ultimas

Artigos Relacionados