Publicidadespot_img
Sexta-feira, Dezembro 9, 2022
InícioNOTICIASGLisboaLisboa | MANUEL CARGALEIRO DISTINGUIDO COM A MEDALHA DE HONRA DA CIDADE

Lisboa | MANUEL CARGALEIRO DISTINGUIDO COM A MEDALHA DE HONRA DA CIDADE

O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa procedeu hoje à entrega da Medalha de Honra da Cidade a Mestre Manuel Cargaleiro pelo contributo muito relevante da sua obra para as artes plásticas portuguesas.

Manuel Alves Cargaleiro nasceu há 95 anos na Beira Baixa mas muito cedo veio viver para Lisboa onde iniciou o seu percurso artístico, que viria a cobrir áreas como a pintura, o desenho, a cerâmica e os têxteis. Mais tarde, já em Paris, expôs a sua obra ao lado de artistas como Camille Bryen, Jean Arp, ou Max Ernst.

O seu trabalho, de mais de 70 anos, materializou-se nos mais diferentes espaços – igrejas, jardins, edifícios – e até nas estações de metro onde deixou a sua marca íntima e intransmissível, como é o caso de Lisboa.

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara destacou também em Cargaleiro um “homem que guia a sua vida pela simplicidade e a autenticidade, cada vez mais raras no mundo da digitalização e do acesso permanente à informação. Em si homenageamos também a sua alma e a sua permanente disponibilidade para os outros”, afirmou Carlos Moedas.

Por sua vez, Manuel Cargaleiro confessou que receber a Medalha de Honra da Cidade o enchia de alegria pois apesar dos vários locais onde trabalhou, “Lisboa é a cidade onde volto sempre e que é a minha casa”.

À cerimónia assistiram vários convidados, entre os quais o General Ramalho Eanes e Manuela Eanes.

- Advertisement -spot_img
- PUB-spot_img

Ultimas

Artigos Relacionados