Este conteúdo é Reservado a Assinantes
Nota de Imprensa
Loures, 28 de dezembro de 2022
A assinatura do protocolo entre a Câmara Municipal de Loures, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e as corporações de bombeiros do concelho, terá lugar hoje, dia 28 de dezembro, às 17h00, no quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sacavém, com a presença do Presidente da ANEPC, José Manuel Duarte da Costa, do Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Leão e da Secretária de Estado da Proteção Civil, Patricia Gaspar.
Em 2023, Loures vai contar com mais sete equipas de intervenção permanente (EIP) com bombeiros profissionalizados. Este reforço dos meios de socorro decorre de uma proposta das associações de bombeiros voluntários do concelho e da Câmara Municipal de Loures, que teve o aval do Ministério da Administração Interna.
As novas EIP, que passam de três em 2021 para 14 em 2023, duas por cada corporação de bombeiros, serão constituídas por cinco bombeiros cada e ficarão instaladas nos quartéis das associações de soldados da paz da área do concelho de Loures (Bucelas, Camarate, Fanhões, Loures, Portela/Moscavide, Sacavém e Zambujal).
Tratam-se de equipas especializadas, que vão permitir melhorar a capacidade de resposta e a eficiência da Proteção Civil e as condições de prevenção e de socorro à população face a acidentes, catástrofes e fogos.
Os custos decorrentes deste reforço de meios serão suportados pela Câmara Municipal de Loures e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
Fonte: CM Loures