More
    InícioNOTICIASNacionalO Turismo de Portugal pagou a 22 839 empresas do turismo, 70...

    O Turismo de Portugal pagou a 22 839 empresas do turismo, 70 M€

    Publicado

    Pub

    spot_img

    Mais de 22 800 empresas do turismo recebem 70 milhões de euros

    O Turismo de Portugal procedeu ao pagamento a 22 839 empresas do turismo, no montante de 70 milhões de euros previsto na medida «Apoiar Turismo», anunciada pelo Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, no início do mês de dezembro e aprovada pela Portaria nº 295-A/2022, de 13 de dezembro.

    O prazo para solicitar o apoio financeiro terminou no passado dia 22 de dezembro, verificando-se que, devido à elevada procura registada e à dotação orçamental da medida, cada uma das empresas recebeu um reforço de cerca 12,5% face aos valores já recebidos no Programa Apoiar. 

    O objetivo desta medida foi responder às necessidades do setor mais afetado pela pandemia de Covid-19, a que acrescem agora os impactos de uma conjuntura macroeconómica adversa, pelos efeitos da inflação, do acréscimo de custos de energia e do contexto de conflito no espaço europeu. 

    «O pagamento ainda antes do final do ano dos apoios previstos na medida “Apoiar Turismo” traduz o cumprimento de um compromisso assumido pelo Governo no início deste mês e permite reforçar, em 70 milhões de euros, as disponibilidades financeiras de mais de 22 800 empresas do setor do turismo, para fazerem face às suas crescentes necessidades de tesouraria, resultantes, nomeadamente, do acréscimo de custos decorrente do atual contexto macroeconómico global», afirmou o Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.

    Recorde-se que este foi um dos primeiros compromissos do atual Secretário de Estado na sua primeira intervenção no Congresso da Associação Portuguesa da Agências de Viagens e Turismo (APAVT). 

    «Esta é uma importante notícia para a saúde financeira das empresas do setor, paga em tempo recorde, três semanas após o seu anúncio. É imperativo fazer chegar os apoios, de forma ágil e célere, às empresas, que são o motor da economia do turismo», salientou.

    «Apoiar Turismo» é uma medida integrada no Programa Apoiar, instrumento de apoio à tesouraria, que se enquadra no Acordo de Médio Prazo de Melhoria dos Rendimentos, dos Salários e da Competitividade, assinado a 9 de outubro pelo Governo e pelos parceiros sociais.

    Fonte: portal do XXIII Governo Constitucional

    Últimos Artigos

    Histórias d’África – E quando uma nação é humilhada por uma governante…

    “Quarto Milénio” deve significar o extraordinário e deslumbrante do nosso Mundo; das nossas Vidas. ...

    795 Freguesias vão assinar com a DGAL contratos para receberem algumas das despesas com o COVID

    As despesas abrangidas pelo apoio do Governo envolvem apenas gastos com equipamentos e dispositivos...

    Despesas com teletrabalho isentas de imposto

    O Governo fixou o limite até ao qual as compensações pagas a quem está...

    Loures | Clube de Futebol “Os Bucelenses” assinalou 94.º aniversário

    “O movimento associativo é sinónimo da dinâmica de cada concelho e neste território é...

    Relacionados

    ODIVELAS: o fomento do turismo e da cultura e a urgência da regeneração urbana

    Os sectores do turismo e o cultural têm vindo a assumir um papel muito...