Este conteúdo é Reservado a Assinantes
Em entrevista exclusiva ao “NoticiasLx” o Presidente da CM Loures, Ricardo Leão, falou-nos das Cheias no passado mês de Dezembro: Os prejuízos, As Famílias, As Empresas, As Forças envolvidas, o que foi feito, o que está a ser feito e do novo plano supra-Municipal.
O agradecimento a todas as forças que colaboraram no socorro.
- O pedido para que o Governo declarasse o Estado de Calamidade.
- Desde a 1ª hora foi ativado o Plano Municipal de Emergência, que permitiu colocar no terreno um conjunto de maquinaria e de empreitadas para repor aquilo que era a normalidade na circulação no nosso Concelho.
- O Exército e a Força Aérea também estiveram no nosso Concelho.
- Por via do Plano de Emergência Municipal, o Município já investiu Um Milhão e Cem Mil euros em empreitadas e maquinarias.
- O Governo anunciou um conjunto de apoios e nós não poderíamos esperar por esse apoio e, por isso, logo no ano passado um fundo de emergência social no montante de Um Milhão de euros para socorrer famílias que foram afetadas particularmente nos recheios de suas casas, que se perdeu tudo, e aos nossos empresários à atividade económica no nosso Concelho. Foi importante tomar essa decisão e fomos o primeiro Município a colocar essas verbas na rua, ou seja, a apoiar as pessoas e posso dizer hoje que só no que diz respeito às famílias, já apoiámos com Cento e Sessenta Mil euros essas famílias.
- Aproveitámos para dar uma alavanca ao nosso comércio local. Em vez de estarmos a dar esse apoio financeiro, até ao ao montante máximo de 25.000 euros por família, atribuímos de uma nova forma – foi criar um voucher do nosso comércio local.
- Neste momento já apoiámos esses Cento e Sessenta Mil euros e ainda vamos continuar a apoiar um conjunto de famílias.
- Para a pequena atividade económica foi importante este apoio para que rapidamente possam retomar com condições a sua atividade económica. Por isso destinámos Seiscentos Mil euros para apoiar tudo o que é prejuízos até Cinquenta Mil euros (Formuláriso Online).
- Tivemos prejuízos no domínio público de Vinte e Dois Milhões de Euros e soubemos há bem pouco tempo que vai existir uma linha de apoio do Governo.
- Importa Termos Uma 2ª Fase
- Um verdadeiro estudo de drenagem no nosso Concelho. O Plano de Drenagem não pode ser visto unicamente numa lógica Municipal, tem de ser visto numa lógica Inter Municipal, porque de facto Loures recebe água de vários concelhos. Ocorreu uma reunião com a APA e com os vários Presidentes de Câmara da área de Lisboa e foi o compromisso de todos: Fazermos um Plano Supra Municipal.