Este conteúdo é Reservado a Assinantes
26.01.2023
A Câmara Municipal de Lisboa (CML) recebeu, a 26 de janeiro, o prémio “Autarquia + Familiarmente Responsável” de 2022, atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR). Prémio reconhece a construção de políticas integradas de apoio às famílias, nas vertentes de entidades empregadoras e de responsabilidade na implementação de políticas públicas locais.
O OAFR atribuiu esta Bandeira Verde à CML em reconhecimento a medidas concretas, como a redução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) ligada à dimensão dos agregados, a elaboração de diagnósticos municipais de saúde pública ao nível familiar e, ainda, a celebração de diversos protocolos com instituições que promovem o apoio integrado às famílias.
Sofia Athayde, vereadora dos Direitos Sociais, recebeu a Bandeira Verde e salientou que “este prémio que Lisboa volta, agora, a merecer, significa o reconhecimento do trabalho” do município, “no desenho de políticas integradas de apoio às famílias. Mostra que é certo o caminho que temos vindo a fazer e reforça a nossa determinação em prosseguir com o desenvolvimento de outras propostas já em linha, como a definição de tarifários de água específicos para famílias de baixos rendimentos e famílias numerosas, e a contratação de serviços de refeições escolares com impacto na saúde dos alunos e das famílias”.
O prémio, acrescentou a vereadora, “é mais uma razão para mantermos o nosso foco nas necessidades reais das nossas famílias e no desenho de políticas de proximidade que lhes deem respostas concretas e eficazes. As pessoas e as famílias são o sentido primeiro do trabalho dos municípios – é por elas, e para elas, que existimos” sublinhou Sofia Athayde.
Fonte: CM Lisboa