Este conteúdo é Reservado a Assinantes
Neste domingo, 29 de Janeiro, em referendo local, 1.936 pessoas (87,3%) votaram a favor da separação das Freguesias de Sacavém e Prior Velho e 256 (11,5%) votaram contra.
A abstenção foi de 88,9% e registaram-se 14 votos brancos e 12 nulos.
O Presidente da atual UF Sacavém/Prior Velho, Carlos Gonçalves (PS), já tomou posição declarando que vai haver respeito pela votação, apesar de não ter sido atingida a participação de 50% que lhe daria o caráter vinculativo, até porque em 2013 contestou a forma como foi feita a União de Freguesias.
Diferentemente de outras Uniões de Freguesia, Sacavém/Prior Velho manifestou vontade de decidir a questão da desagregação realizando um referendo local.
Ainda segundo Carlos Gonçalves, em Fevereiro, haverá uma Assembleia de Freguesia extraordinária para aprovar o processo de desagregação das Freguesias.
Após a Assembleia de Freguesia a proposta terá que ser votada pela Assembleia Municipal de Loures e só depois disso seguirá para a Assembleia da República.
(N.R. Os últimos referendos locais tiveram todos uma adesão abaixo dos 50% e este teve um custo aproximado para o erário público de 8.500,00 euros)
[noticia atualizada em 30.01.2023 às 17:00]