Este conteúdo é Reservado a Assinantes
O Acesso
Nos dias de hoje difícil será passarmos ao lado de uma das grandes vantagens dos Media Digitais – o canal de comunicação que representam os telemóveis de última geração. No bolso do Cidadão de qualquer idade são a forma mais fácil de aceder à informação em qualquer lugar do mundo.
O utilizador de telemóvel pode assinar as noticias dos mais variados OCS sem sair da sua cama ou da praia e passar a receber ao segundo a atualidade das informações que mais lhe interessam. É o mundo novo há muito anunciado e do qual a futura geração de executivos não está disponível para abdicar.
A interatividade
No polo oposto à informação estática, os Media Digitais têm todas as propriedades para captar a atenção e a reação dos utilizadores. Aliás, o vídeo embutido ou mesmo os links para o Youtube ou outras plataformas dão uma supremacia os OCS Digitais que só os velhos do restelo insistem em não querer reconhecer as vantagens.
Conduzir o utilizador para uma plataforma de vídeo ou para um preenchimento de um formulário, à distância de um clique, são atributos que só estão ao alcance dos Media Digitais.
A Auditoria
As audiências são mais uma das Mais-Valias dos Media Digitais. Recorrendo ao Google, por exemplo, é extremamente fácil para qualquer interessado ter acesso a um conjunto de informações que vão deste o número de leitores Efetivo, ao tipo de plataformas mais usadas (PC, Telemóvel, Tablet, etc.), à representação demográfica da audiência, a várias informações sobre quem visita um site de Notícias e, toda esta Auditoria, assegurada por uma entidade terceira independente e Fiável.
A Publicidade Dinâmica
Fonte de receita dos OCS em geral, a Publicidade representa 90% ou mais dos proveitos. A imagem vale mais que mil palavras e se essa imagem for um vídeo porventura valerá um milhão. Uma publicidade estática não tem a dinâmica nem o impacto da imagem animada e isso, como todos sabemos, só é possível com os Media Digitais.
Não é comparável o efeito, junto do potencial consumidor, de uma imagem estática ou de um vídeo com ação e voz.
E o Desafio
Com todas estas Mais-Valias porque razão os Media Digitais não alcançam o sucesso que seria esperável?
Há várias razões como a questão cultural, a falta de informação e a resistência de todos os que reconhecendo as vantagens se “habituaram” a considerar que a Internet é sinónimo de gratuito e, aqui chegados, será fácil compreender porque o nosso País continua longe da Europa e, até que haja uma renovação dos quadros intermédios, continuaremos na cauda da Comunidade Europeia, apesar dos alarmes do PM que tem chamado a atenção para a necessidade da “Revolução Digital”. O problema continua a ser o facto de os velhos do restelo não apoiarem uma Revolução que não compreendem ou não querem compreender.
António Tavares, diretor
EDITORIAL