Este conteúdo é Reservado a Assinantes
A Ditadura das Métricas
– Aquilo que os Cidadãos consomem na Internet é em grande parte resultado das pesquisas. Os grandes motores de indexação como o Google e o Bing impõem para uma boa propagação dos conteúdos noticiosos e não só, um conjunto de regras que os produtores de conteúdos têm de obedecer a bem da sua relevância no ranking da Comunicação Social.
Este conjunto de exigências dos grandes motores de busca impõem parâmetros que vão desde a qualidade e tamanho das imagens, estrutura, tamanho dos títulos…
A Ditadura dos Consumidores Fast Food
Os conteúdos em vídeo nas várias redes sociais são os mais vistos e superam em muito os artigos escritos. Os consumidores Fast Food preferem os vídeos, não gostam de ler e tudo o que seja mais de 3 minutos em vídeo não tem a propagação viral como acontece com os de duração inferior.
Num universo Internet em que muitos nem disponibilidade têm para um espírito crítico e delegam nos influenciadores para lhes apontarem o que devem ver e ouvir, a ditadura dos números tem especial relevância.
O Consumidor de Conteúdos nos Transportes
É no vaivém diário dos transportes que muitos consomem nos telemóveis as “gordas” do dia aproveitando o tempo “morto” das viagens. Por contraste, quem procura a notícia completa e o artigo de opinião, prefere e tem oportunidade de o fazer em casa ou no trabalho.
Os Públicos das Notícias – O Fast Food e o Consumidor Desktop
As análises do google analytics são claras neste aspeto, existem públicos distintos no Online – O Fast Food, o Desktop e o mix Mobile+Desktop sendo este último o que dá uma vista de olhos nas gordas e procura mais tarde aprofundar no desktop os conteúdos que chamaram a sua atenção. De qualquer modo se os conteúdos não se encaixarem nos parâmetros dos motores de indexação, nenhum destes consumidores terá oportunidade de encontrar, numa primeira consulta, notícias que não pertençam ao universo dentro da caixa dos motores de indexação.
O Jornalismo
Perante o enquadramento anterior, como é fazer Jornalismo nos tempos que correm?
Cada vez mais os Jornais têm de ter os seus leitores dedicados, que acedem diretamente ao site da publicação na Internet porque o consideram um Media de referência local ou nacional e aqui o trabalho a desenvolver será sempre o de ter conteúdos únicos e relevantes que sejam uma mais-valia para os seus leitores.
António Tavares, diretor
EDITORIAL