Este conteúdo é Reservado a Assinantes
HOSPITAL BEATRIZ ÂNGELO – MUNICÍPIO DE LOURES NÃO ACEITA FECHO DA URGÊNCIA PEDIÁTRICA NOTURNA
Desde 1 de março que as crianças e jovens do concelho de Loures estão privados desse serviço, que apenas funciona entre as 9h00 e as 21h00, de segunda a sexta-feira.
Preocupado com o acesso das populações do concelho à unidade hospitalar que as serve, o Município de Loures tem procurado acompanhar todas as questões associadas à gestão hospitalar e manifestado que, independentemente do modelo de gestão – público, privado ou misto –, o que importa é assegurar os cuidados de saúde.
Esta alteração, apresentada agora num calendário conjunto de todos os hospitais, confirma que este serviço hospitalar é encerrado durante o período noturno de forma reiterada e continuada, bem como ao longo de todos os fins de semana, privando as populações servidas pelo Hospital de Loures deste serviço de proximidade.
O Município considera estar em causa o direito constitucional de acesso à saúde e apela ao Governo a revisão imediata desta decisão, bem como a implementação de um plano consolidado de supressão da necessidade de profissionais de saúde, sobretudo em Loures, um do municípios mais densamente povoado e que apresenta maior carência de médicos nos serviços públicos de saúde.
A Câmara Municipal de Loures manifesta-se contra o encerramento da urgência de pediatria do Hospital Beatriz Ângelo no período noturno e durante os fins de semana, decidido no âmbito do processo de reorganização dos serviços de urgência pediátrica do Serviço Nacional de Saúde na região de Lisboa e Vale do Tejo.
Fonte: CM Loures