Este conteúdo é Reservado a Assinantes
A carta de intenções para a cultura da área metropolitana de Lisboa foi o ponto de partida para uma ampla discussão sobre as potencialidades culturais de toda a região, que envolveu os municípios durante a reunião do Conselho Metropolitano de Lisboa, que se realizou no Auditório Conde Ferreira, em Sesimbra, na manhã do dia 30 de março.
Esbater as fronteiras culturais no território, e trabalhar a cultura em rede, unindo as comunidades e celebrando as dinâmicas colaborativas, é um dos princípios da carta de intenções para a cultura da área metropolitana de Lisboa, que está a ser construída pela AML, em parceria com os seus 18 municípios.
Na reunião apresentou-se ainda a conferência “Cultura em Rede”, onde a carta será apresentada e assinada por todos os municípios da área metropolitana de Lisboa.
A conferência vai realizar-se no dia 19 de abril em Oeiras, em cinco espaços: Auditório Municipal Eunice Muñoz, Livraria -Galeria Municipal Verney, Centro Cultural Palácio do Egipto, Mercado Municipal de Oeiras e Forte de São Julião da Barra. A gestão cultural nos municípios, a relação da cultura com a educação, com o turismo, com o património e com as artes serão também alvo de discussões aprofundadas com especialistas de reconhecido mérito.
O Conselho Metropolitano é o órgão deliberativo da Área Metropolitana de Lisboa, de acordo com o estatuto das entidades intermunicipais.
É constituído pelos presidentes das câmaras municipais dos 18 municípios que integram a área metropolitana (Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira). É presidido por Carla Tavares (presidente da Câmara Municipal da Amadora), tendo como vice-presidentes Hélder Sousa Silva (presidente da Câmara Municipal de Mafra) e Frederico Rosa (presidente da Câmara Municipal do Barreiro).
Lisboa, 31 de março de 2023