SEMANÁRIO

More
    InícioREGIONALGrande LisboaLisboa | Conselho de Cidadãos

    Lisboa | Conselho de Cidadãos

    Durante 2 dias, um grupo de 50 cidadãos reuniu-se nos Paços do Concelho para debater o tema “Cidade dos 15 minutos” e formular propostas para apresentar e discutir com o Executivo Municipal.

    Publicado

    Foram enviados milhares de convites para moradas espalhadas por todas as 24 freguesias de Lisboa, procurando-se chegar a um conjunto alargado de munícipes. Os participantes na segunda edição do Conselho de Cidadãos foram selecionados por sorteio entre os munícipes que respondam afirmativamente a este convite. O método utilizado neste sorteio assegura que o Conselho de Cidadãos espelhará a diversidade da cidade em termos de género, idade, nacionalidade, freguesia, situação profissional e nível de escolaridade.

    A Cidade dos 15 minutos

    Este foi o tema desta 2.ª Edição

    O tema é inspirado no conceito desenvolvido pelo Professor Carlos Moreno (Universidade de Columbia, Estados-Unidos) e segundo o qual as cidades modernas devem ser pensadas e planeadas para que o cidadão tenha acesso fácil e rápido a serviços essenciais como a educação, a saúde, o comércio, a cultura ou os espaços verdes e de lazer.

    Neste conceito, considera-se que os cidadãos devem poder aceder a todos estes serviços sem perder demasiado tempo em trânsito (a pé, transportes públicos ou outras vias como a mobilidade suave), usando-se os 15 minutos como referência. Isso implica uma oferta mais completa destes serviços em cada bairro, mas também um esforço para repensar a forma como nos deslocamos e como partilhamos recursos. Este objetivo também faz parte de uma estratégia para reduzir as emissões de carbono e alcançar um desenho urbano sustentável e saudável.

    Devido aos seus benefícios, o conceito tem recebido ampla promoção e divulgação a nível internacional.

    Por detrás deste conceito surge a ideia de que o tempo é um elemento fundamental para a qualidade de vida. Mais tempo significa mais disponibilidade para cuidar de si e dos outros, para fazer desporto, para explorar passatempos, para aprofundar conhecimentos, para descansar, para socializar.  Em suma, significa maior liberdade para escolhermos o que queremos fazer. O tempo está por isso profundamente ligado à ideia de bem-estar dos munícipes.

    Últimos Artigos

    NoticiasLx de 13 de Julho de 2024 – Semanário

    NoticiasLx de 13 de Julho de 2024 - Loures, Lisboa, Odivelas, Sintra, Almada -...

    Caça à Multa – LouresParque 2024

    Caça à MultaO Vereador Bruno Nunes do Chega, fez uma intervenção no PAOD da...

    Praias de Sintra distinguidas pela QUERCUS em 2024

    Praias de SintraSintra recebeu, esta quarta-feira, o galardão “Qualidade de Ouro” atribuída a cinco...

    Saída da A1 em S João da Talha, Loures – Apresentação Pública

    Saída da A1 em S João da TalhaA Câmara Municipal de Loures...

    Relacionados